2

Pastilhas de Inox - Prática e elegante

Elyzia Rodrigues | 18.10.16 | | | | |
Aqui na página já falamos sobre as pastilhas de vidro e também sobre as pastilhas de coco, ambas resistentes e versáteis podendo ser usadas em piso, parede ou mobiliário, mas falar bem das pastilhas é bem suspeito por aqui... Afinal, a gente adora!

Foto: Revista Sua Casa

As pastilhas de inox são tão resistentes e duráveis quanto as pastilhas de vidro e coco, o aço inox possui propriedades que possibilitam que ele não sofra oxidação atmosférica, logo não enferrujam e para garantir uma boa manutenção não há grandes segredos.

As pastilhas de inox são também muito versáteis e podem ser utilizadas para revestir paredes de cozinhas, áreas de churrasqueiras, banheiros, lavabos e também mobiliário, em ambiente interno e externo, seja o seu imóvel residencial ou comercial.

Foto: Pinterest

Se a ideia é dar uma característica de sofisticação ao ambiente essa  escolha é certeira.
Podemos encontrar no mercado diferentes modelos de pastilhas de inox: pastilhas de inox espelhado, pastilhas de inox escovado, que podem ser prata ou dourada, e também as miscelâneas de pastilhas inox escovado e espelhado, ou pastilhas de inox com pastilhas de vidro, ou seja, dá para fazer uma infinidade de combinações.

As pastilhas de inox vão exigir importantes cuidados durante a instalação e apesar de fácil deve ser feita por um especialista ou profissional da área, para não ocorrer erros que podem danificar o material.
O plástico de proteção das pastilhas de inox só deve ser retirado na hora de fazer o acabamento do rejunte e o polimento do mesmo, caso contrário as suas peças podem se arranhar.

 Foto: Sincenet
 
Ao fazer o rejuntamento é imprescindível o uso de rejuntes específicos para pastilhas de inox, além disso, a desempenadeira de aplicação deve ser emborrachada para que qualquer possibilidade de riscar as pastilhas passe longe.

 Após assentadas e rejuntadas é só retirar o plástico de proteção e passar uma escova de cerdas macias para remover o excesso de material proveniente do processo.

Foto: Construindo Minha Casa Clean

Dê preferência ás pastilhas de inox fornecidas sobre uma base de tela de nylon, pois essa base facilita o assentamento, ela não precisa ser retirada na hora de ser aplicada.

As pastilhas de inox reagem mais com a mudança de temperatura do que as pastilhas de vidro e de cocô, neste caso, se forem utilizadas em áreas que aquecem e se resfriam com frequência é importante que as pastilhas de inox não sejam assentadas com junta seca (aquela junta que não deixa espaço entre as pastilhas) porque assim garante-se que o material poderá dilatar e contrair corretamente de acordo com a temperatura a que for submetido.

Foto: Decor Alternativa

As pastilhas de inox são um revestimento de fácil manutenção, porém é importante ressaltar que se deve usar sabão neutro e utilizar um pano macio para a limpeza, o lado abrasivo das buchas certamente vai arranhá-las e as pastilhas ficarem com riscos que vão fazer com que elas percam toda a beleza.

Se as pastilhas de inox estiverem instaladas em cozinhas, churrasqueiras e espaços gourmet um produto desengordurante pode ser usado sem problemas desde que com pano macio. Não deixe a gordura se acumular demais assim você economiza a força no braço já que o lado abrasivo da bucha está proibido.

Foto: Bem Lindona

Quer usar as pastilhas de inox, mas, não pensa em enfrentar o quebra-quebra de um reforma? Ou ainda, gostaria de usar, mas, mora num imóvel alugado?

Que tal usar pastilhas adesivas?

A pastilha de inox adesiva vai dar um ar de sofisticação ao seu ambiente sem precisar  utilizar rejunte e nem argamassa na aplicação, ou seja, instalação muito prática, rápida e o melhor de tudo, sem poeira.

Foto: Trio Design

No blog da arquiteta Natalia Noleto tem mais dicas sobre isso. Clique aqui!
As pastilhas de inox também são ou não outro revestimento adorável?
Tem esse revestimento na sua casa ou pretende usá-lo?  Conta aqui o que acha.


2 comentários:

  1. Muito legal esta matéria. Mostra a versatilidade do inox.
    É interessante ver também outras formas de uso do inox na arquitetura, no site da Associação Brasileira do Aço Inox - Abinox - www.abinox.org.br.

    ResponderExcluir