0

Película de Controle Solar - Ameniza o calor e a incidência solar

Elyzia Rodrigues | 25.10.16 | | | | |
Com o aumento da temperatura aumentam também as perguntas sobre as formas de amenizá-la. Algumas perguntas são sobre como diminuir o calor do ambiente para economizar no consumo de energia pelo aparelho de ar condicionado, outras são sobre as formas de diminuir o calor de ambientes em que o ar condicionado não está instalado ou não há como fazer a instalação, e outras sobre como diminuir o ofuscamento do sol em certos ambientes.

Foto: Arquitetura & Construção 
Virgínia - EUA
 Arquitetura: Bartholomew Voorsanger - Voorsanger Architects

Em outras postagens já falamos sobre os brises e sobre os cobogós, elementos arquitetônicos que nos permitem minimizar a entrada de luz, o ofuscamento dos olhos e também a produção do calor no interior dos ambientes.

Porém, nem sempre essas alternativas são possíveis, não somente pelo custo, mas também porque em algumas situações a instalação torna-se muito complicada em função de restrições técnicas entre outras restrições.



Em situações assim o jeito é buscar outras soluções e uma delas é a instalação de películas de controle solar.

As películas de controle solar são plásticos filmes ultrafinos compostos de camadas de poliéster, pigmentos, absorventes de raios UV, com produtos protetores resistentes à abrasão e outros componentes, para serem instalados em superfícies de vidro com o objetivo de proporcionar proteção solar, alguns produtos tem em sua composição lâminas metalizadas.


A película mais conhecida certamente é a película usada em vidros de automóveis, conhecida como insufilm, mas existe também uma grande variedade de padrões e cores de películas que solucionam de forma eficaz o controle solar não só em automóveis, mas também em construções comerciais e residenciais.

A instalação da película de controle solar em automóveis ou imóveis proporciona na área envidraçada o efetivo controle da transmissão, absorção e reflexão da energia solar.

No caso de imóveis não é somente o calor que é preciso ser minimizado, a constante exposição do mobiliário, tecidos e tapetes ao sol direto causa desbotamento em função da incidência diária dos raios UV, nesse caso somente fechar as cortinas ou persiana não é suficiente.

Foto: CCriativa

As películas de controle solar podem reduzir a incidência de raios ultravioletas prejudiciais entre 96% e 99%, elas também reduzem o ofuscamento em até 90%, reduzindo o cansaço dos olhos, essas características dependem do padrão da película especificada para cada ambiente, as películas de controle solar também conseguem reduzir o nível de calor em 79%, nesse caso se consegue uma economia de energia elétrica de15% em ambientes com ar condicionado.

É preciso estar atento para um ponto importante, as películas têm níveis diferentes de refletividade, de acordo com sua metalização e transparência.


As películas de controle solar podem ser não refletivas, semi refletivas, levemente metalizadas ou metalizadas, a existência de partículas metálicas em sua composição permite um índice de reflexão maior da energia solar e do calor.

Uma dúvida muito comum é se a instalação da película altera a fachada de condomínios e também se há necessidade de um profissional especializado.

A película de controle solar fica invisível nas fachadas desde que não utilize uma película de padrão espelhado.

Foto: 3M Solutions

Segundo alguns fornecedores as películas de controle solar metalizadas podem interferir nos sinais de telefonia celular, GPS ou rádios, então é preciso atenção quando for utilizá-la.

A instalação da película de controle solar é muito fácil, mas contratar um profissional é o ideal, as películas de controle solar são instaladas com um adesivo especial e se você não tem muita prática com esse tipo de serviço corre o risco de perder o produto por formação de bolhas ou dobras.

Foto: Sun Películas

As películas são vendidas o metro quadrado e a instalação já está incluída no preço. 


A película de controle solar se ajusta às características de qualquer vidro permitindo que seja instalada a qualquer momento de forma rápida e sem geração de grande volume de resíduos.

A película de controle solar possui grande durabilidade e quando estraga pela ação do tempo ou é danificada pode ser removida e substituída facilmente.

Foto: Clasf

Há também no mercado as películas decorativas e película de segurança.Como o próprio nome diz as películas decorativas são tratadas com um revestimento para a decoração do ambiente, mas também protegem os vidros contra arranhões, são instaladas com um adesivo especial de longa duração, garantindo grande durabilidade ao produto.

Ao renovar a decoração do ambiente são removidas com facilidade sem riscos ou trincas nos vidros.Os padrões e cores determinam o nível de privacidade que proporcionam aos ambientes, controlando a visibilidade de algumas áreas.

Foto: Aliexpress - Películas Decorativas

Nos casos em que o vidro se quebra a película instalada segura os pedaços estilhaçados dando segurança no entorno do ambiente.

A película de segurança é ideal para utilizar em portas de entrada, divisórias e painéis de vidro, elas são perfeitas para proteção de pessoas e ambientes evitando danos e gastos nos mais diferentes incidentes.

As películas de segurança aumentam a resistência do vidro a choques, impactos e vandalismo, pois seguram o vidro estilhaçado dentro da moldura em que estão instalados.

Foto: Cristal Film

Também estão disponíveis em diferentes espessuras e colorações, todas com cobertura resistente a riscos. Alguns fabricantes fornecem películas que promovem a segurança e também o controle solar.

As películas levam 30 dias para se aderirem completamente á superfície dos vidro, nesse período a limpeza só poderá ser feita com pano seco para retirada de poeira, uma limpeza mais caprichada pode ser feita com água, sabão neutro e um pano macio.


Foto: A&C Web

Não use produtos como limpa vidros, álcool ou abrasivos pois corre o risco de deixar a sua película manchada.

Espero ter respondido ás dúvidas sobre as películas de controle solar.

Quer saber mais sobre como minimizar o calor, tem outras postagens:

Nenhum comentário:

Postar um comentário