3

Wood Frame - Alternativa de Construção

Elyzia Rodrigues | 4.10.16 | | | | |
Se você veio até aqui é porque está em busca de um sistema de construção que possa ser feito de forma mais rápida, mais sustentável e que consiga produzir um produto final de melhor acabamento que a construção convencional de alvenaria de tijolos.

Foto: Arcoweb

Embora aqui no Brasil as construções á seco não sejam culturalmente aceitas para construções residenciais como a primeira opção, em países como Suécia e Canadá quase 100% das construções são feitas pelo sistema construtivo wood frame.

Mas o que é sistema construtivo wood frame?

O wood frame é um sistema construtivo industrializado estruturado em perfis de madeira reflorestada tratada que formam painéis (frame) de pisos, paredes e telhado que são combinados e revestidos com outros materiais com o objetivo de aumentar o conforto termoacústico e proteger a edificação contra as intempéries e contra o fogo.

 
Foto: Rental Housing Business
Ontário - Canadá

Embora seja um sistema industrializado, o sistema construtivo wood frame não é padronizado podendo ser utilizado tanto para construções populares quanto para casa com alto padrão de acabamento.

A única restrição fica por conta da altura das construções, essa tecnologia construtiva só pode ser utilizada em prédios com no máximo cinco pavimentos.

 Foto: Tecverde

 O sistema wood frame é um sistema autoportante e a madeira mais utilizada é o pínus e por vezes o eucalipto.

A fundação é o único elemento fabricado no local, ela deve ser definida para cada terreno específico, entretanto, a fundação mais utilizada no sistema wood frame tem sido em laje tipo radier ou sapatas corridas.

Foto: Jornal da Cidade

Os perfis de madeira e as chapas de madeira estruturais, de contraventamento, formam o conjunto estrutural, sujeito às cargas verticais permanentes e acidentais, cargas de ventos e cargas eventuais devidas a tremores de terra.

O comportamento estrutural do sistema wood frame é superior ao da alvenaria estrutural em peso, resistência, conforto térmico e acústico.

Foto: Construindo Decor

Para construção do contrapiso no sistema wood frame utiliza-se a chapa OSB (Orinteded Strand Board) com encaixe tipo macho-fêmea, diretamente sobre essa chapa serão instalados os revestimentos, desde que este trecho do piso não faça parte de áreas molhadas.

Em piso de áreas molhadas devem ser fixadas sobre as chapas de OSB placas cimentícias impermeabilizadas e sobre estas é feito o assentamento dos revestimentos cerâmicos e porcelanatos.

No sistema wood frame as paredes são compostas por montantes verticais de madeira, dispostos em consonância com painéis de OSB. A amarração entre os elementos estruturais no painel são efetuadas através de pregos galvanizados tipo ardox ou do tipo anelado.

Foto: Arquitetura do Vale

As chapas de OSB também têm a função de vedação das paredes externas e sobre as chapas estruturais são empregados os acabamentos ou revestimentos externos.

Antes de assentar o revestimento é necessário aplicar nas chapas de OSB uma camada de verniz hidrofugante, depois do verniz qualquer revestimento pode ser assentado.

Foto: Construtora Kürten
Arquitetura: Construtora Kürten - Araucária - PR 

Nos revestimentos externos, as placas cerâmicas são aplicadas sobre uma base de malha metálica galvanizada ou de fibra de vidro.

Nos revestimentos internos, a aplicação é feita diretamente sobre as placas de gesso acartonado.

As tubulações elétrica e hidráulica utilizados no sistema wood frame  podem ser os mesmos de uma construção convencional.


O mercado fornece esses materiais desenvolvidos especialmente para drywall e framing.

As tubulações de água e esgoto e os eletrodutos são instalados no interior das paredes, preparando-se previamente todas as furações necessárias.

A flexibilidade do sistema construtivo wood frame possibilita a execução de telhados com diversas inclinações, telhados planos e curvos.

 Foto: Habitíssimo

De acordo com a necessidade de cada projeto arquitetônico faz-se uso de mantas ou lãs isolantes térmicas e absorventes acústicos, também podem ser instaladas na cobertura chapas estruturais de OSB revestido com papel-folha de alumínio com o objetivo de diminuir o índice de reflexão à radiação solar sobre a cobertura.

A manutenção do sistema construtivo wood frame é simples.

Devem ser tomados cuidados quanto à manutenção das instalações de água e esgoto, para evitar vazamentos constantes sem reparos, pois isso causa a deterioração da madeira empregada, com aparecimento de fungos, e danos às chapas de revestimento, como as de gesso para drywall.

Foto: Cadern

Os telhados, como qualquer outro devem ser mantidos sempre limpos, cuidando do sistema de captação e condução de águas pluviais, em caso de telhas danificadas ou quebradas elas devem ser reparadas de imediato.

Como puderam ver o sistema construtivo wood frame não trata apenas da construção de casas de madeira, mas sim de casas construídas com alta tecnologia, fabricadas com controle de qualidade, velocidade, flexibilidade, conforto termoacústico, sustentabilidade e adequado custo-benefício.

As principais empresas que trabalham com essa tecnologia se encontram no sul do país e entre elas estão a Terverde, Casas Kürten, Bolsoni Construtora, aqui em Belo Horizonte temos como principais fornecedores a Madeiras MG e a Stamed.

Sabendo de todas essas informações agora você já pode considerá-lo como uma alternativa para a construção de sua casa, além do Light Steel Frame.



 Foto: JPMag






3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Muito esclarecedor. Responde com perfeição muitas dúvidas a respeito desta técnica construtiva.

    ResponderExcluir
  3. Estou pensando nessa forma de construção no norte do Mato Grosso, preciso ver se acho empresas que trabalhem com este método pela região.

    ResponderExcluir