0

10 plantas ideais para criar um oásis de ar puro em sua casa

Elyzia Rodrigues | 8.11.16 | | | |
Que tal investir em plantas que espantam as “energias negativas” dos ambientes?
Não estou falando de olho gordo, mau-olhado, inveja...

Foto: Quintal di Casa

Mas sim de atmosfera intoxicada por substâncias tóxicas que são eliminadas no ambiente por tintas, vernizes, adesivos, lenços e toalhas de papel, tecidos e fibras sintéticos, plásticos, materiais de limpeza, emborrachados e fumaça de cigarro e carro. Tais substâncias podem provocar tontura, dores de cabeça, náuseas, sonolência, irritação no nariz, boca, garganta, além de dores de cabeça, entre outros sintomas.

Respirar ar puro não é nada fácil, então a solução é tentar criar um oásis de ar puro dentro dos ambientes em que vivemos.

Foto: Histórias de Casa

A NASA que não trabalha somente com assuntos puramente espaciais, realizou uma pesquisa onde listou as plantas que possuem o maior potencial de purificação de ar.

Como a gente adora fazer uso de plantas e flores simplesmente por elas enfeitarem os ambientes, com essa informação teremos uma razão a mais para usá-las.

Então, preste atenção na lista e faça a sua escolha:


1- Clorofito, aranha ou gravatinha(Chlorophytum comosum)


O clorofito é uma planta muito comum por não exigir muitos cuidados, além de se multiplicar facilmente.

Pode ser cultivadas em vasos ou cuias pendentes ou forrações como a hera-inglesa, gosta de ambientes a meia-sombra e substrato bem drenado e irrigação periódica.


Ideal para purificar ambientes em que toxinas de materiais utilizados no tratamento do couro, borracha e impressões são liberadas.

2- Lírio-da-paz ou Bandeira-branca (Spathiphyllum wallisii)


Foto: Círculo Verde

É uma das melhores plantas purificadoras, ele remove todos compostos orgânicos voláteis do ar e purifica até mesmo se alguém tiver fumado no recinto.

É uma planta que pode ser cultivada tanto em vasos como em canteiros, se desenvolve com facilidade, prefere ambientes á meia-sombra, precisa de um substrato bem drenado e deve ser molhada periodicamente.

3- Babosa (Aloe vera L. / Aloe Arborescens Mill.)

Herbácea suculenta de diversas variedades, a babosa é uma planta que cresce rapidamente, adora o sol e é resistente á invernos rigorosos, além de resistir bem a solos pouco fertilizados.

 Foto: Espaço Plantar

Pode ser cultivada em vasos ou canteiros, inclusive de pedra.

Proporciona a eliminação de substâncias como formaldeído e benzeno, substâncias liberadas por tintas, vernizes, tecidos e fibras sintéticos e plásticos.Também possui um gel que pode ajudar a curar cortes e queimaduras e tem propriedades calmantes.

4- Hera ou Hera-inglesa (Hedera helix L.)


Planta ideal para ambientes de ar seco e difícil de respirar, a hera-inglesa pode umidificá-lo de forma natural apenas sendo colocado nele em um vaso.

Além de deixar o ambiente mais bonito, ela é uma poderosa purificadora de quase todos os compostos tóxicos, menos a amônia presente em produtos de limpeza.

Ela é uma espécie de planta que pode ser cultivada em vasos pendentes, jardineiras, apoiadas em árvores ou como forração. Adaptam-se bem á meia-sombra e ao sol.


5- Espada de São Jorge ou língua de sogra (Sansevieria trifasciata)

Foto: Limão na Água

A Espada-de-São-Jorge é considerada pela pesquisa a mais versátil para se criar no espaço, pois é uma planta que libera oxigênio à noite, além de absorver dióxido de carbono, logo é ideal para ser mantida no quarto, pois garante uma boa noite de sono.

Além disso, ela se dá bem tanto á pleno sol como á meia-sombra, em temperaturas mais altas ou mais baixas e em solos mais pobres com pouca irrigação.

6- Gérbera (Gerbera jamesonii)

Foto: Damatex

Com flores de intenso colorido as gérberas são flores que podem ser cultivadas em vasos, canteiros ou mesmo em arranjos decorativos.É uma planta de gosta de sol, solo rico em nutrientes e clima mais amenos.

Ideal para oxigenar ambientes, pois o oxigênio liberado melhora a qualidade do ar e acalma, por isso é ideal manter um vaso sempre perto da cama pois ajuda a combater a insônia.

7- Crisântemo (Morifolium chrysantheium)

Foto: Roni Enfoque

Tal como a gérbera, o crisântemo possui flores de intenso e variado colorido também podem ser cultivadas em vasos, canteiros ou mesmo em arranjos decorativos, não gostam de sol indireto e de um solo rico em nutrientes.

É, junto com o Lírio-da-paz, a planta que mais remove toxinas do ar como o benzeno, que geralmente é encontrado em cola, tintas, plásticos e detergentes, são boas para filtrar fumaça de cigarro, charuto e cachimbo.

8- Antúrio (Anthurium andreanum)

 
 Foto: Imgrum

O antúrio é uma planta com belíssimas flores e é eficaz para filtrar a amônia liberada por produtos de limpeza, por isso é ideal para cozinhas e banheiros.

Pode ser cultivada em vasos, jardineiras, sempre com luz indireta e solo rico em nutrientes.Também pode ser usada em arranjos sendo bastante resistente podendo durar vários dias.

9- Samambaia (Nephrolepis exaltata)

Foto: Habitíssimo

Há inúmeras espécies de samambaias, é a planta típica da casa de nossas avós.

São plantas normalmente cultivadas em vasos, jardineiras e canteiros, elas demandam luz indireta, substrato bem nutrido, drenado e irrigado periodicamente. Absorve todas as substâncias tóxicas dos ambientes.

10- Palmeira ráfis (Rhapis excelsa)

Foto: Jeito de Casa

A palmeira ráfis é uma planta encontrada em muitos ambientes por sua capacidade de adaptação em ambientes com pouca luz, intensa iluminação artificial, gosta de umidade e solo bem nutrido.

Adapta-se relativamente bem em espaços com ar condicionado. Elimina praticamente todas as toxinas dos ambientes.

Outras postagens interessantes:
Plantas ideais para ambientes internos
Uma casa na árvore

Fonte:
SOS Solteiros
Limão na Água 
Green Nation







Nenhum comentário:

Postar um comentário