0

Arquitetura, música e uma constelação digital

Elyzia Rodrigues | 1.11.16 | | | |
O post de hoje é para trazer um pouco de inspiração...

Foto: Design Boom

Miguel Chevalier é um artista mexicano nascido em 1959 que vive em Paris e que trabalha desde 1970 com projetos em plataforma digital.

No último dia 01 de outubro foi aberta a visitação para seu mais recente trabalho, a instalação “Voûtes Célestes” (Abóbodas Celestes) que foi instalada nas abóbadas da nave central da capela-mor da Igreja de Saint Eustache construída no século XVI na capital francesa pelo arquiteto Domenico de Cortona.

Foto: Dicas de Francês

A instalação interage com a arquitetura gótica do espaço fazendo com que os volumes das colunas e as nervuras se envolvam numa coreografia de luz e som.

A instalação gera gráficos num céu imaginário em tempo real, criando 35 redes de diferentes cores de luz que se espalham sob a forma de teia sinuosa.

Foto: Design Boom

Miguel Chevalier concebeu estes malhas monumentais que ganham e perdem formas á medida que os visitantes se movimentam pelo ambiente e são acompanhadas de improvisações musicais do órgão do músico Baptiste-Florian Marle-Ouvrard diante dos olhos e ouvidos dos visitantes que podem assistir deitados no chão.

A instalação "Voûtes Célestes“ enfatiza a impressão de monumentalidade, altivez e leveza da igreja e induz a um sentimento espiritual e contemplativo, onde a luz, as cores e os movimentos criam uma atmosfera virtual dentro do espaço sagrado.

Foto: Design Boom

Veja o vídeo da instalação aqui.

Você também pode gostar dessas postagens:
Guarda-sóis gigantes da Arábia Saudita
Quando música e arquitetura se fundem
Setas de Sevilla - Arquitetura que inspira

Fonte:
Design Boom




Nenhum comentário:

Postar um comentário