4

7 espécies de árvores ideais para calçadas

Elyzia Rodrigues | 17.1.17 | | | | |
As árvores são elementos especiais e fundamentais em ruas e avenidas, das cidades, pois, além de embelezar, elas possuem um importantíssimo papel no equilíbrio térmico, refrescando onde quer que estejam. 

Tenho certeza que todo mundo um dia já andou em uma rua sem nenhuma árvore sob o sol das 14horas...

Foto: POA Vive
Rua Gonçalo de Carvalho - Porto Alegre - RS

Bem, além contribuir para o equilíbrio térmico, as árvores também colaboram com a redução da poluição sonora e do ar e ainda fornecem sombra, refúgio e alimento para as diferentes espécies de aves.

São inúmeros os benefícios que as árvores nos proporcionam, eles não param por aqui, podemos citar a produção de oxigênio, a proteção contra ventos, á fixação de carbono e também a função de regulação das chuvas.

Porém é importante não esquecer que a escolha correta da espécie para o plantio em calçadas é fundamental.

Foto: Click Foz
Calçada Avenida Paraná  - Foz do Iguaçu - PR

Em primeiro lugar, se você deseja plantar uma árvore na calçada da sua casa, deve procurar a prefeitura da sua cidade.

Embora não seja comum em todas as cidades, a maior parte delas possui um plano de arborização urbana, com a definição das espécies de árvores indicadas por profissionais.

Normalmente, você pode solicitar o plantio à prefeitura, ou buscar as mudas no viveiro municipal, isso muda de cidade para cidade.

Foto: CBN

É muito importante prestar atenção na escolha da árvore. Mesmo que exista a definição do porte das espécies, o plantio da árvore errada pode provocar muita dor de cabeça no futuro.

Tubulações de água e esgoto estourados e quebra do piso de calçadas provocadas pelas raízes, galhos que se entrelaçam na fiação da rede elétrica, galhos que ameaçam cair a qualquer momento, frutos pesados e ramos espinhentos que ferem os pedestres, sujeira e mal cheiro advindo de frutos, folhas ou flores caídos que entopem calhas e bueiros, entre muitas outras situações desagradáveis e perigosas.

Nessas situações geralmente não podemos fazer muita coisa e na maioria dos casos o corte ou poda é permitido apenas à prefeitura e/ou à companhia elétrica.

Foto: CBN

Cortar uma árvore sem autorização pode lhe render multas pesadas e, dependendo da espécie, ser considerado crime ambiental. Você terá que solicitar o serviço e aguardar que aprovem. Então escolha bem, pois uma árvore pode viver mais tempo que você.

Confira uma lista com 7 espécies que são indicadas para calçadas. 

01. Manacá da Serra: Tibouchina mutabilis


O Manacá é uma belíssima árvore que nos proporciona admirar suas flores em três cores diferentes simultaneamente: brancas, rosas e roxas, de acordo com a idade da flor. Atinge até 6,0m de altura.

02. Pata-de-vaca: Bauhinia foficata


Árvore brasileira, nativa da Mata Atlântica, de porte médio com uma das mais belas flores e folhagens.

Possuem raízes profundas que não estouram as calçadas. Uma ótima opção para ser usada como decoração e em regeneração de matas degradadas.

03. Quaresmeira: Tibouchina granulosa


É uma árvore de pequeno porte e raízes profundas. Elegante e bela, apresenta uma linda floração roxa que ocorre duas vezes por ano.

Possui um fruto bem pequeno e é uma das principais árvores utilizadas na arborização urbana no Brasil.

04. Dama-da-noite: Murraya paniculata

Foto: Flick 

Também conhecida como Murta-de-cheiro; Jasmim-laranja; Murta; Murta-da-Índia e Murta-dos-Jardins, a Dama-da-noite é um arbusto grande (ou arvoreta) que pode alcançar até 7,0m de altura. 

É muito utilizada para a formação de cercas-vivas.

A Dama-da-noite apresenta ramagem lenhosa e bastante ramificada. Suas folhas são pinadas, com 3 a 7 folíolos pequenos, elípticos, glabros e perenes. Durante todo o ano produz inflorescências terminais, com flores de coloração branca.

05. Flamboyant-mirim: Caesalpinia pulcherrima


É uma árvore (alguns consideram arbusto lenhoso) de pequeno porte da família das leguminosas. De rápido crescimento, suas folhas são recompostas com folíolos pequenos e permanentes.

Sua copa tem um formato arredondado e pode atingir de 3,0m a 4,0m de altura. Suas flores são vermelhas, alaranjadas, amarelas, rosas ou brancas dependendo do cultivar, dispostas em cachos paniculares. Sua época de floração é entre setembro e maio.

06. Escova-de-garrafa: Callistemon ssp


As escovas-de-garrafa apresentam porte arbustivo ou de árvore pequena alcançando de 3,0m a 7,0m de altura. Suas folhas são em geral pequenas lanceoladas a lineares, verdes, sésseis, perenes e aromáticas, que vão se tornando bronzeadas com o tempo.

Mas é nas inflorescências que reside o encanto desta árvore. Elas têm um formato cilíndrico com numerosos estames, semelhantes às escovas utilizadas para lavar garrafas. São muito resistentes à seca.

07. Cássia-do-nordeste: Senna spectabilis


É uma árvore da família das fabáceas, conhecida por diversos nomes populares como: Cássia; Cássia-do-nordeste; Cássia-macranta; Habú; Fedegoso do Rio e Macrantera. De crescimento rápido, atinge um porte de até 4,0m por 4,0m de diâmetro da copa arredondada.

As folhas são pequenas e caducas. A floração decorre entre março a abril e origina flores de cor amarela. A frutificação é do tipo vagem e decorre de abril a maio. É uma planta com origem no Brasil.
A diversidade de árvores é enorme e você pode gostar justamente de uma que viu na calçada de um amigo, em uma praça, parque ou sítio.

Foto: Cidades que Piram
Calçada Copacabana - Rio de Janeiro - RJ

Para ter certeza de que é uma espécie adequada para as características que a sua calçada possui, procure a prefeitura da sua cidade e verifique com os profissionais de plantão se a espécie que deseja pode mesmo ser plantada. 

Depois disso, manda a foto pra gente ver! 

Essas postagens também podem ser interessantes para você: 


Fonte: 
Publicação do blog Plantei em 24/11/2016  Plantei


4 comentários:

  1. Faltou Uma árvore extremamente usada, o Oiti, fruto do oitizeiro (Licania tomentosa), árvore da família Chrysobalanaceae que pode atingir altura entre 8 a 15 metros que também frutifica -somente algumas especies, dizem que a femea é que produz frutos. Certo é, que a árvore tem raizes pivotantes, produz bastante sombra e não cresce tanto, além de crescer à passos lentos. Seus frutos são admiravelmente bons para se fazer geléias e/ou sucos, desde que você espere que eles caiam ao chão. Espécime típico da vegetação brasileira, esta árvore encontra-se em abundância no nordeste brasileiro, em especial nas áreas ocupadas pela Mata Atlântica. Devido ao seu caráter genuinamente regional, o oitizeiro é uma árvore-símbolo da Região Nordeste, com grande valor simbólico principalmente no estado de Pernambuco.

    Procedente das restingas costeiras do Nordeste do Brasil, o seu fruto é uma drupa elipsóide ou fusiforme, casca amarela mesclada de verde quando madura, cerca de seis a oito cm de comprimento; polpa pastosa, pegajosa, amarelada, de odor forte, caroço volumoso e oblongo. Aqui em Dourados/MS, quase todas as Sibipirunas est~~ao sendo substituidas pelo Oiti.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Muitíssimo obrigada pelas informações e pela excelente contribuição!
      O oiti é muito encontrada nas cidades aqui de Minas também.
      Conheço a cidade de Dourados e sei que a cidade é bastante arborizada!

      Um grande abraço!


      Excluir
  2. Olá!
    Gostaria de saber qual espécie presente nessa arborização da rua Gonçalo de Carvalho - Porto Alegre - RS, na primeira imagem.
    Ótima matéria, parabéns!
    Grata (;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Eu não tenho certeza dessa informação, mas me parece que a árvore Tipuana, tem algumas imagens dessa rua que ela está toda florida.

      Excluir