0

Como escolher um terreno sem erros

Elyzia Rodrigues | 24.1.17 | | | | | |
Muitas pessoas acreditam que um terreno ou lote para ser bom precisa ser plano... Nada disso! 

Um terreno pode ter inúmeras características e elas podem ser boas ou não. Tudo vai depender do que você espera dele e de que forma o arquiteto que vai elaborar o seu projeto adeque suas necessidades e desejos ao potencial que todo terreno tem. 

Foto: Imagem Francis D'Ávila
Arquitetura: Casa Thiago & Kelly - 2015
Elyzia Rodirgues - Sabará - MG

Há alguns pontos importantes que devem ser avaliados quando adquirir um terreno.

Para comprar um terreno ideal, você pode contratar um arquiteto para ajudá-lo, mas tenha o máximo de clareza o que idealiza, como é o terreno que imagina, como a sua casa nele ficaria nele, como é sua redondeza, quem são seus vizinhos mais próximos, quais serviços quer ter perto de sua casa ou o quanto quer que ele seja isolado da cidade e integrado á matas e áreas mais rurais.

Visto isso, anote aí: 

Documentação em dia:

- Para que não corra o risco de se apaixonar por um terreno e não poder chamá-lo de seu, verifique se ele se encontra num loteamento aprovado, se está em dia com o licenciamento ambiental e se não há questões judiciais pendentes.

Foto: Cimento Itambé

- Verifique se o terreno que está interessado realmente existe. Para saber isso procure o Cartório de Registro de Imóveis, veja também se suas dimensões são as mesmas apresentadas pelo corretor. Um item importante, se o terreno já teve vários proprietários em pouco tempo, atenção, ele pode ter algum problema.

- Verifique se os vizinhos ao terreno não invadiram suas divisas. Levar uma trena para visitar o loteamento é uma ótima ideia. Lembre-se de levar uma com mais de 10 metros de comprimento para medir com mais precisão.

- Não assine contrato de compra com as certidões negativas em aberto, com registro de imóveis desatualizados, ou com proprietários envolvidos em ações judiciais que possam comprometer o futuro do lote.

Características do terreno: 

- Não adquira terrenos em topo de morros, eles podem ser protegidos por legislação ambiental e isso inviabilizar a construção da sua casa. 

Foto: Revista Kaza
Casa Mata Atlántica - RJ
Carlos Motta

- Terrenos em que há nascentes, córrego ou lago podem ter legislação específica de uso, se informe o que é permitido e o que é restritivo para a ocupação do terreno.

- Terrenos com grandes desníveis e com muitas pedras na superfície podem aumentar e muito os custos com as fundações, pois elas precisarão ser mais profundas. Se estão sujeitos á alagamentos também exigirão uma fundação especial.

- Para ter certeza absoluta dessas informações é necessário fazer uma sondagem, que é um serviço que verifica qual a profundidade segura para a fundação se ancorar. Mas antes de comprar o terreno você pode perguntar aos vizinhos qual o tipo de fundação eles usaram, para já ter ideia dos custos. 

Vizinhança:

- Verifique se na redondeza do terreno há muitas ocupações irregulares, isso futuramente pode vir a desvalorizar o seu investimento. 

Foto: Matéria Incognita
Casa em terreno estreito - Osaka - Japão
Arquitetura: Kenji Ido

- Se a facilidade de acesso e a infraestrutura de transporte, lazer, serviços próximas ao terreno é importante para você, verifique quais serviços existem e quais deles pode abrir mão. Vale lembrar que transporte público pode ser importante caso empregue babás, jardineiros ou empregados domésticos que não tenham carro.

- Se você sonha com um lugar mais tranquilo e silencioso, evite terrenos próximos á ruas e avenidas muito movimentadas ou que pela largura já demonstram que poderão acomodar serviços de maior impacto como casas noturnas, supermercados e hospitais.

Foto: Zagra

- Prefere um terreno mais longe da área urbana? Então, certifique-se que a concessionária de luz, de abastecimento de água e as redes de esgoto, de gás e serviço de redes móveis chegam ao seu terreno.

Consultoria de Arquitetura

- Para fazer uma compra com mais segurança ainda contratar um arquiteto pode ser fundamental, pois por conhecer a Lei de Uso e Ocupação do município conseguirá visualizar com mais clareza as diretrizes legislativas exigidas para o seu terreno.

Foto: Sabará

- Verifique com o arquiteto se a forma irregular do terreno não impede o programa do seu projeto.

- Defina com junto a ele se vai economizar na compra ou economizar na obra, peça a ele ajuda para verificar o quanto o terreno disponível facilita ou dificulta a construção da casa que você deseja. 

Quer saber mais sobre consultoria de arquitetura ou como funciona o trabalho do arquiteto? 

Essas postagens podem ajudar: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário