0

Como se planejar para comprar a casa própria

Elyzia Rodrigues | 6.3.18 | | | | | | |
Como fazer as perguntas certas antes de iniciar o planejamento

Quando o ano começa a maioria das pessoas faz a sua lista de metas e objetivos do que pretende realizar até o final do ano. Entre essas realizações está a conquista da própria casa.
 
Foto: Hometeka
Arquitetura: Gislene Lopes
Edifíico JK - Belo Horizonte - MG

Mas me conta uma coisa, você sabe exatamente quais os passos para isso se realizar. Realmente consegue visualizar todos os passos que deve dar?
 
A construção de uma casa ou a conquista de um apartamento são investimentos que demandam tempo de planejamento não somente financeiro, mas um planejamento de vida.
 
Você precisa estar pronto! Então vamos lá. Podemos te ajudar nisso.
 
Foto: Hildegard Angel
Arquitetura: Carolina Barbiere e Marcelle Vieira

A primeira coisa que você deve fazer é ter clareza de como é a sua vida hoje, como pretende que ela seja no futuro e como passar de onde se encontra hoje para esse futuro desejado.
 
Hoje pode ser que more de aluguel, que more com seus pais ou que more numa república com alguns amigos. Esse imóvel pode ser uma casa ou um apartamento. Pode ser no centro da cidade, ou em um bairro a certa distância do seu local de trabalho, pode ser que more em um condomínio afastado dos centros urbanos.
 
Então avalie, como quer que sua vida funcione? Como ela precisa funcionar? Como vai se deslocar de casa para o trabalho? Você trabalha ou pretende trabalhar em casa? Se precisar se deslocar o fará de carro ou de transporte público?
 
 Foto: Google

Você pretende morar sozinho ou com sua família? Seus filhos estão em idade escolar? Futuramente há escola próxima á sua casa ou ao seu trabalho?


Você tem funcionários que trabalham ou trabalharão na sua casa? É fácil o deslocamento que eles precisarão fazer?
 
O custo de tempo e deslocamento nessa forma de vida valem possuem bom custo-benecífio?
 

 Foto: Pinterest

Respondeu sim a todas essas perguntas? Então você pode rumar á escolha de um terreno em um condomínio mais afastado da cidade. Mas se respondeu não, se percebeu que o tempo que precisará para manter essa estrutura de vida vai custar muito tempo e até dinheiro e esse custo vai além do que você consegue assumir sem colocar a sua saúde física, emocional e financeira em risco, então a estratégia de planejamento deve ser outra.
 
Independente de qual tenha sido a sua escolha você vai precisar fazer muitas perguntas até chegar ao ponto de fechar o negócio da compra da sua casa. Fazer o planejamento da compra da nossa casa vai exigir não somente condições financeiras, esse processo envolve muito mais que isso. Não se pode esquecer que uma casa é um bem durável com um investimento alto e de longo prazo para maioria das pessoas.
 

 Foto: HomeCrux

Avaliar como vive ou como quer viver é fundamental, pois todas as escolhas que fizermos terá um custo, teremos que abrir mão de certos desejos e anseios para priorizar necessidades.
 
Avaliar como cada escolha impacta no nosso aspecto emocional e na nossa saúde é importantíssimo e a maioria das pessoas não se dá conta disso ao longo desse processo.
 
O custo financeiro não acabará depois que nossa casa estiver pronta e nós já estivermos morando nela, a casa precisa de manutenção e muitas escolhas que fizermos pode tornar essa manutenção maior do que a gente pode bancar á longo prazo.
 

 Foto: Credibile

Pare, pense e avalie a sua vida como um todo. Defina o que são desejos, anseios, necessidades.

Defina prioridades e valores que precisam ser atendimentos. Defina do que não abre mão. Perceba que tipos de soluções você tem á frente e se abra para elas. Permita-se conquistar seus sonhos em etapas.
 
Se perceber que precisa de ajuda, entre em contato conosco!
 
Foto: Viva Real


Nosso trabalho é ajudar você a deixar essas questões mais claras para que você ganhe mais segurança em suas escolhas de forma mais rápida e eficiente.
 
Se quiser ser o primeiro a receber as postagens que a gente publica, cadastre o seu e-mail no botão “Acompanhe”.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário