0

Para que serve o levantamento topográfico e sondagem do solo?

Elyzia Rodrigues | 27.2.18 | | | |
O que acontece normalmente quando vamos comprar um terreno é vermos uma planta do loteamento e a partir dele escolhermos o terreno de nossa preferência, visitá-lo, gostarmos do que vemos e comprá-lo. Nesse momento esse tipo de assunto não é lembrado ou simplesmente não sabemos que ele existe. 

 Foto: Decor e Salteado

Há alguns processos na construção de uma casa que a maioria das pessoas desconhece, porém, nunca é demais entender quais são eles e de que forma contratá-los pode impactar o seu investimento.

É importante lembrar que ter noção desses processos pode fazer com que você planeje de forma mais adequada a construção da sua casa de acordo com a sua realidade financeira.

Nem todas as pessoas entendem do que se trata um projeto de levantamento topográfico ou a sondagem de solo, por exemplo.

Não é claro a importância que esses processos representam para a elaboração de um bom projeto de arquitetura e no custo e qualidade final da construção de uma casa.

LEVANTAMENTO TOPOGRÁFICO


O levantamento topográfico é a representação gráfica dos pontos geográficos importantes de um terreno, as medidas das divisas, distâncias e inclinações.

Nesse levantamento também é representada a localização de árvores ou outros elementos existentes no terreno, mostrando através de uma planta ou mapa a descrição da superfície do terreno. São essas informações que permitem um planejamento da construção.

É necessário contratar um topógrafo para executar esse serviço antes de iniciar qualquer tipo de construção, independente da dimensão ou do quanto ela vai ocupar do terreno.


Sem esses dados fica inviável desenvolver qualquer projeto de arquitetura, pois é através desses dados que o arquiteto conseguirá entender como vai elaborá-lo, se haverá necessidade de adaptação da superfície, através de terraplanagem, corte e aterros, remoção ou transposição de árvores.

Pode acontecer de o terreno ter uma documentação com dimensões que não correspondem às dimensões reais in loco. É preciso ficar atento.

SONDAGEM DO SOLO
A sondagem do solo é um procedimento técnico que fornece as características internas do terreno, como a espessura das camadas que o compõe, sua resistência e a provável localização do lençol freático, é como se fosse um raio-x do terreno.
 Foto: Agileste

Para realizar a sondagem do solo é preciso que o levantamento topográfico do terreno já esteja pronto, pois os furos de análise do subsolo tem que estar em pontos específicos dele.

É através desse processo que se define os tipos de fundação possíveis que poderão ser utilizados na elaboração do projeto estrutural. Se o profissional não tiver conhecimento do que está abaixo da superfície do solo, ele corre o risco de projetar a fundação ou a estrutura da sua casa com uma dimensão incorreta, acarretando custos desnecessários se for superdimensionada ou riscos de sérios problemas futuros se for subdimensionada.
 Foto: Luis Gandini

O tamanho do terreno e o porte da obra são características que impactam no processo. Em terrenos menores, dois furos é a quantidade mínima recomendada, porém o ideal são três perfurações para maior precisão. Não é recomendável que os pontos de perfuração tenham mais do que 25,0 m de distância entre si.

A sondagem à percussão ou sondagem SPT (Standard Penetration Test) é a técnica mais utilizada para investigação de solos no Brasil. O ensaio é executado enterrando um amostrador padrão no terreno, através do uso de martelo. Para cada metro de profundidade que o equipamento atinge, é informada qual a resistência da camada de subsolo.
 Foto: A&CWeb

Se durante o processo forem encontrados pedaços de rochas, torna-se necessário realizar outro tipo de ensaio, a sondagem rotativa. Esse teste permite determinar qualidade de rocha e também para determinar a extensão do elemento rochoso. Para conhecer a resistência do minério, uma amostra deve ser retirada e enviada para verificação em laboratório.

Há outros ensaios complementares que podem detalhar ainda mais as características do solo, determinando, por exemplo, a exata resistência do terreno.
O investimento nesse processo de levantamento topográfico e sondagem do terreno varia bastante em função do local que se encontra a obra e do porte da empresa prestadora, mas pode-se considerar que esse tipo de serviço represente cerca de 3 a 5% do valor total da obra.


Foto: Projeto de Arquitetura
Arquitetura: Elyzia Rodrigues - Sabará - MG - 2015

Bem, agora você tem uma noção mais clara do que é levantamento topográfico e sondagem do terreno e pode considerá-lo no planejamento financeiro que está fazendo para a construção da sua casa.

Se mesmo com todas essas informações ainda sente insegurança, contratar um arquiteto pode ser a melhor solução.

Se quiser ser o primeiro a receber as postagens que a gente publica, cadastre o seu e-mail no botão “Acompanhe”.

Essas postagens também podem clarear ainda mais:

Quanto custa construir uma casa?
Conheça as etapas de um projeto de arquitetura - Parte I


Fonte:
A&CWeb
Mapa da Obra


Nenhum comentário:

Postar um comentário