0

Quero morar numa casa container!

Elyzia Rodrigues | 13.3.18 | | | | | |
Você comprou seu terreno e já está ansioso para ver a sua casa pronta! Quer economizar o máximo que conseguir e ainda faz questão que seja um sistema de construção sustentável.

Soube que uma casa container pode ser tudo o que precisa, pois seu custo de construção é menor, é mais rápida, e ainda sustentável.

Calma, é preciso ter clareza de alguns aspectos antes de decidir!

 Foto: Casa Vogue
Arquitetura: Danilo Corbas - 2006

Então vamos ajudá-lo com algumas informações antes de tomar a sua bater o martelo.

Antes de começar, é importante deixar em claro que a construção da casa container não dispensa a contratação de um arquiteto, pois é ele que será capaz de orientá-lo adequadamente, pois existem diversas técnicas e aspectos específicos que devem ser compatibilizados para se construir uma casa ou qualquer outra estrutura com qualidade e principalmente, de forma sustentável.

O container é um recipiente metálico de grandes dimensões originalmente utilizado para transporte de diferentes tipos de cargas em trens e navios do mundo inteiro.  Depois de inutilizado pelos portos para essa função ele pode ser utilizado como unidade habitacional.
 Foto: Revista Veja

O Container Dry Standard é o container mais usado no mundo, ele é totalmente fechado tendo apenas as portas padrões no fundo. Os produtos que geralmente são transportados nele são alimentos, roupas e móveis. É o mais utilizado na modificação de container para casas, escritórios, lojas e demais construções temporárias.

Pode ter duas dimensões diferentes: 20 pés - Comprimento: 6,058m; Largura: 2,438m; Altura: 2,591m; Peso: 2.220kg. 40 pés - Comprimento: 12,035m; Largura: 2,350m; Altura: 2,690m; Peso: 3.700kg.

Há ainda outros tipos de container como o Container High muito parecido com o Container Dry Standard, porém conta com 1,0pé a mais em sua altura, comportando mais carga e o Container Refrigerado bem parecido com os anteriores, porém seu piso é de madeira e grade de alumínio. As portas são reforçadas com aço e o revestimento interno em aço inoxidável.


 Foto: Homify

Container enferrujado não é um problema. Geralmente uma boa lixada e o tratamento com tinta/impermeabilizante que cesse a continuidade da ferrugem são suficientes para manter o container utilizável por muitos e muitos anos.
Você precisa saber se o seu terreno tem medidas que comportem um container em sua superfície. Para isso some as medidas do container com as distâncias mínimas dos afastamentos das divisas laterais, frente e fundos que são definidas em legislação específica do local.

 Foto:Rentcon Locações

Se seu terreno é muito acidentado, os custos da construção podem aumentar consideravelmente em comparação a um terreno plano.

A localização do terreno é importante, pois o container vai chegar ao terreno inteiro, ele será transportado até o local em um caminhão e depois colocado em seu terreno por um guindaste ou munk. Sendo assim, seu terreno precisa ter fácil acesso tanto ao caminhão quanto ao guindaste. É importante também que eles possam manobrar. O terreno precisa de uma área minimamente plana para esses equipamentos estacionarem.

 Foto: Container LAB

Se seu terreno já se encontra murado ou já existem outras construções avalie se é possível a entrada do caminhão e demais veículos necessários para o descarregamento do container. A largura e a altura do muro possibilitam o acesso?

Outro ponto importante, se em frente ao seu terreno houver poste de iluminação pública é preciso verificar se a sua altura não impede o acesso do caminhão e do guindaste. Pode ser necessário solicitar à companhia elétrica o desligamento temporário da rede e a retirada dos fios.

Esse processo vai envolver custos, além de um planejamento de prazo com a companhia elétrica e a empresa de transporte dos containers, para que a energia seja cortada pelo mínimo de tempo possível.


 Foto: Arquitetura&Construção

Há empresas, que vendem containers e também os transformam em casas elaborando o projeto arquitetônico, uma ótima opção para quem não encontrar um arquiteto com essa expertize em sua região.

Cada município terá procedimento próprio para aprovação da casa container, alguns mais rápidos e simples, outros mais lentos e burocráticos. Importante se informar na sua cidade para saber como proceder. Se seu terreno está localizado em condomínio verifique se a convenção faz alguma exigência quanto ao padrão estético.

Embora seja uma casa container ela é considerada uma edificação como qualquer outra e precisará de registro imobiliário, pagar IPTU e todas as respectivas taxas do município como conta de água, esgoto e energia elétrica.

 Foto: Casa Vogue
Arquitetura: Danilo Corbas - 2006


Não existe financiamento específico para esse tipo de construção e os comuns existentes para habitação não podem ser usados. Além disso, não é comum as empresas que vendem containers realizarem o parcelamento dos valores. Dessa forma, você precisa ter um bom planejamento para a construção da sua casa container.

O custo para adquirir sua casa container vai depender de uma série de fatores, como o local da compra, a qualidade do container, o tipo escolhido e o quanto de aberturas para as esquadrias serão feitos.

Segue o link com uma lista de empresas fornecidas pelo site Minha Casa Container. 
Veja a lista aqui


Foto: Six Oaks

Se quiser ser o primeiro a receber as postagens que a gente publica, cadastre o seu e-mail no botão “Acompanhe”.

Se busca alternativas construtivas, essas postagens podem ser interessantes para você:
O que é Light Steel Frame?
Wood Frame - Alternativa de construção
Casa de plástico-Impacto ambiental, social e econômico

Fonte:
Container SA
Minha Casa Container
Container LAB

Nenhum comentário:

Postar um comentário