0

Construção com blocos de concreto

Elyzia Rodrigues | 3.4.18 | | | | |
Muitas vezes falamos aqui da importância de se contratar um arquiteto ou arquiteta para a construção da sua casa, a razão dessa insistência é que as variedades de soluções construtivas existentes no mercado vão exigir uma avaliação técnica mais refinada.

Foto: Archdaily
Arquitetura: Terra e Tuma Arquitetos - Casa Mipibu
Nelson Kohn

Uma avaliação que saiba pesar as vantagens e desvantagens de cada solução e a que melhor se adequa a sua capacidade de investimento, a seu gosto estético entre outros aspectos.

O bloco de concreto é um material pré-fabricado utilizado, sobretudo, para a construção de paredes e muros. Como os tijolos cerâmicos comuns, os blocos funcionam em conjunto quando empilhados e quando unidos com argamassa. Para realizar esta união, os blocos têm um interior oco que permite a passagem de barras de aço e enchimento de argamassa.

Foto: Mapa da Obra

Há uma grande variedade de dimensões e texturas, desde as superfícies lisas mais tradicionais até os acabamentos ondulados ou rugosos. Existem unidades especiais para cantos ou blocos próprios para receberem armaduras longitudinais.

Suas dimensões variam entre 19x19x39cm, para uso estrutural e outras versões mais finas para partições, com dimensões próximas aproximadamente 19x9x39cm.

Mas como incorporá-los de forma criativa em nossos projetos?


Foto: Archdaily
Arquitetura: Terra e Tuma Arquitetos - Casa Mipibu
Nelson Kohn

Embora os primeiros blocos - massificados no início de 1900 - fossem fabricados à mão, hoje em dia é um material produzido de forma automatizada, gerando milhares de blocos por hora.
Foto: Construção Mercado

Por não exigir queima cada unidade pode ser fabricada no local por pedreiros não qualificados, proporcionando uma vantagem que pode ser efetiva em certos casos.

Em relação ao seu comportamento térmico, uma parede de bloco pode funcionar corretamente se as medidas adequadas forem tomadas. Por exemplo, é essencial garantir a colocação correta da argamassa em todas as juntas para evitar pontes térmicas.
Foto: Archdaily
Arquitetura: Terra e Tuma Arquitetos Associados - Casa Studio Lapa
Pedro Kok

Além disso, é possível incorporar isolantes como o EPS, ou a lã de vidro e o polietileno como barreira de vapor no interior dos blocos, e adicionar uma camada isolante, como um reboco exterior.

Em termos gerais, a sua fabricação consiste em 4 processos:

Mistura: após a pesagem as quantidades apropriadas de areia, brita e cimento seco são incorporadas para serem mescladas automaticamente, adicionando água no final do processo.

Moldagem: em uma máquina especializada, a mistura é compactada em moldes que definem a forma e o tamanho de suas cavidades interiores e sua textura exterior. Este processo é geralmente auxiliado por vibrações mecânicas.

Cura: os blocos são inseridos em fornos a vapor (baixa ou alta pressão) para endurecer.

Empilhamento: os blocos secos são empilhados em cubos para serem armazenados. 



 O concreto comumente usado para fazer este tipo de blocos é uma mistura de cimento Portland com água, areia e brita que produz um bloco cinza claro com uma textura de superfície fina e alta resistência à compressão.

Assim, os blocos têm uma boa capacidade mecânica, incombustibilidade e isolamento acústico.

O bloco de concreto básico foi alterado para fornecer soluções mais completas, como a impermeabilização. Alguns produtos atuais incluem aditivos adicionados à sua mistura, aumentando a tensão superficial do bloco e dificultando a passagem da água. Há também blocos de concreto com diferentes tipos de bordas, para repelir a água da sua superfície. 

Foto: Archdaily
Arquitetura: Agustín Lozada - Casas Catalinas
Gonzalo Viramonte
 
Apesar de ser um material amplamente utilizado no mundo, suas possibilidades de projetos têm sido pouco exploradas. Os blocos de concreto são constantemente associados à autoconstrução e a habitações de baixo custo, situações que oferecem poucos espaços para explorar além do funcional.

Através de um trabalho impecável, a obra de alguns arquitetos, como Terra e Tuma, Natura Futura, Agustín Lozada ou Takao Shiotsuka Atelier, nos encoraja a pensar em novas formas de usar esse material.

Foto: Iarq
Arquitetura:Juliana Assali eDanilo Terra

Nestas obras, os blocos aparecem como protagonistas dos espaços, totalmente à vista e com a cor original, dando uma textura e aparência diferentes do tijolo; algo mais bruto, mas muito adaptável a outros materiais e elementos como vegetação e água. Ao usar este material, esses arquitetos conseguiram reduzir os custos de seus projetos, mas sem se afastar de uma alta qualidade espacial e arquitetônica.

Já passou pela sua cabeça uma construção assim?
Conta pra gente o que achou mais interessante ou do não gostou.


Foto: Iarq


Se quiser ser o primeiro a receber as postagens que a gente publica, cadastre o seu e-mail no botão “Acompanhe”.

Tem mais postagens que podem ser interessantes para você:
Casa pré fabricada de madeira - Vantagens e desvantagens
O que éLlight Steel Frame?

Fonte:
Matéria originalmente publicada no site Archdaily em 26/02/18 - Arquitetura com blocos de concreto: como construir com este material modular e de baixo custo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário