2

Churrasqueiras - Como fazer a escolha certa

Elyzia Rodrigues | 22.5.18 | | | | |
Temperatura mais baixa é um convite para ficar mais perto das pessoas que gostamos, e nada melhor que preparar um churrasco. Alimento, calor e amizade em volta de uma churrasqueira têm o seu lugar.

Foto: Original Móveis



Para preparar um bom churrasco para a família e os amigos precisamos não só de um bom corte de carne e outras comidinhas mas também de uma boa churrasqueira.

Na sua casa tem churrasqueira? Como ela é?

O modelo escolhido deve considerar espaço disponível, área de instalação, quantidade de pessoas que realizará o consumo do churrasco, entre outros fatores.

 Foto:Pinterest

Há no mercado inúmeros modelos e dimensões de churrasqueiras, mas você sabe qual é o modelo mais adequado para o seu uso?

Churrasqueiras superdimensionadas poderão fazer com que eleve mais tempo e gaste mais carvão para aquecê-la. É interessante que a estética da churrasqueira acompanhe a estética do restante da casa.

Vamos ver então quais são os modelos de churrasqueiras que podemos escolher.

CHURRASQUEIRA A CARVÃO

Alvenaria
É a melhor churrasqueira para áreas de lazer e/ou gourmet de grandes dimensões. É um tipo mais clássico e é encontrado em diversos projetos.


Foto: Viva Decora

Ela funciona a base de carvão que pode ser comprado em barras ou pedaços e sua queima deve liberar o calor de forma constante.

Estas churrasqueiras devem ser feitas com tijolos e argamassa adequados para churrasqueiras, pode-se usar tijolos refratários e placas de cimento refratário, pois elas absorvem menos calor.

Foto: Pinterest


A construção da chaminé deve ultrapassar no mínimo 60,0cm da cobertura e deve-se observar se a fumaça não está sendo direcionada para alguma janela da vizinhança.



Esse modelo normalmente pode ser construído com forno ou fogão a lenha integrado.

É o modelo mais caro deles, pois demanda uma boa mão de obra, além do uso de  materiais refratários.

Pré-moldada
Se você tem pressa e quer economia uma churrasqueira pré-moldada é uma boa opção. Elas são fabricadas a base de concreto composto de material térmico para absorção de calor, essas churrasqueiras são comercializadas em peças prontas a ser montada na área onde será utilizada. Para áreas pequenas é uma boa pedida.

 Foto: Minha Casa

Para funcione bem é necessário instalar uma coifa ou executar uma chaminé com as peças, valendo aqui o mesmo critério de distância do telhado.

Elas também são a base de carvão e podem ter forno e/ou fogão a lenha integrado. 


Elas também podem ser revestidas ou pintadas de acordo com cada projeto específico, porém o revestimento deve ser refratário.

O investimento nesse tipo de churrasqueira é menor do que nas anteriores.

Vidro
A churrasqueira de vidro é um modelo que além de beleza oferece boas preparações. A diferença entre a churrasqueira pré-fabricada ou de alvenaria são suas paredes laterais compostas por vidro.

 Foto: Cuiket

As laterais de vidro dessa churrasqueira são muito eficazes, pois protegem o fogo do vento e evitam que a fumaça se espalhe pelo o ambiente.

O vidro temperado é o tipo mais apropriado por sua resistência até cinco vezes maior que um vidro comum.


CHURRASQUEIRA ELÉTRICA

Esse tipo de churrasqueira é muito comum nas varandas gourmets de apartamentos. Produz pouca fumaça, próxima a de um fogão. É claro que o sabor da carne não é o mesmo se comparada ao churrasco assado no carvão.

Foto: Pinterest
Arquitetura: Ana Claudia Butti

A churrasqueira elétrica possui uma boa procura de mercado, não só em função da praticidade, mas também pela variedade de tamanhos disponíveis que facilitam a instalação e também por funcionarem base de eletricidade. É uma churrasqueira para lugares pequenos e poucas pessoas.

São as de menor custo já que não demandam nenhum tipo de instalação especial além da elétrica existente.

Podem ser embutidas ou de mesa.

Foto: Mercado Livre

CHURRASQUEIRA A GÁS

Com funcionamento semelhante aos fogões tradicionais, a churrasqueira a gás possue uma tubulação que direciona o gás diretamente para o acendedor proporcionando combustão e consequentemente a chama responsável pela preparação. Seu funcionamento é realizado facilmente, pois é muito fácil de manusear e acender esse tipo de churrasqueira.

 Foto: Construflama
Arquitetura: Eduardo Rocha Franco - SP

É mais recomendada para ambientes com pouco espaço.

O ponto de gás deve ser feito previamente antes de fazer a instalação da churrasqueira a gás em um ambiente.

Essas churrasqueiras são produzidas em aço inox e estão disponíveis em vários tamanhos. Elas possuem acendimento automático, regulagem da intensidade de calor, grelha com regulagem de altura e porta espetos.

Foto: Construflama
Arquitetura: Ricardo Rossi

A camada de pedras vulcânicas sobre as chamas funciona como um braseiro que atinge a temperatura ideal em poucos minutos e assegura o sabor que você espera, no ponto que deseja. As grelhas podem com barras redondas ou com canaletas que reduzem muito a quantidade de gordura que cai no fogo, esse sistema diminui 50% a fumaça. Há modelos que podem ser embutidos na alvenaria.

O investimento feito para esse tipo de churrasqueira pode variar pois depende da existência ou não da tubulação de gás.



Para a escolha certeira da churrasqueira devemos levar em consideração as solicitações do churrasqueiro.

 Foto: UOL

Se ele prioriza o sabor e a qualidade do seu churrasco, mora em apartamento de cobertura, a escolha é uma churrasqueira de alvenaria.

Se o importante é a pontualidade para servir o churrasco aos convidados, uma churrasqueira a gás é uma escolha perfeita para não deixa seus amigos esperando.

Porém se o churrasqueiro tem pouco espaço, e vai preparar as carnes para poucas pessoas esperando agilidade, sem perder qualidade, escolha churrasqueiras elétricas.

 Foto: Construflama
Arquitetura: Raphael Costa Barros

Em qualquer dos casos, chame uma equipe que tenha experiência no assunto, se possível, indicada por um arquiteto.

Assim terá uma churrasqueira adequada, prática, bonita e feita sob medida, com investimento bem planejado.

Quer um projeto especial para sua casa ou apartamento?
Entra em contato com a gente e agende uma consultoria!
Se quiser ser o primeiro a receber as postagens que a gente publica, cadastre o seu e-mail no botão “Acompanhe”.

Essas postagens podem ser interessantes para você:
Pergolado, sombra e água fresca
Aquecedor de ambiente - Como escolher o ideal para você.

2 comentários:

  1. Great information, I like this kind of blog information really very nice and more I can easily new skills are develop after reading that post.
    Office365 Training

    ResponderExcluir