4

Piso cimentício - durável, resistente, versátil

Elyzia Rodrigues | 5.7.16 | | | | |
Atualmente existe no mercado uma infinidade de alternativas de revestimentos que podemos usar em nossos projetos, o que nos possibilita escolher o melhor deles quando consideramos itens como durabilidade, resistência e preço, além da estética.

Foto: Lugar Certo  

Já falamos em outras postagens do piso de cimento queimado, da granilite e também do piso epóxi autonivelante, hoje é a vez do piso cimentício.

O piso cimentício é feito á base de concreto ou concreto branco estrutural, dependendo do fabricante, e outro tipo matéria-prima, muitas vezes reciclada, produzidos de forma artesanal. 
O consumo de energia para produzi-lo é baixo, sua cura é feita sem utilização de fornos, o que faz dele um produto mais sustentável.


 Foto: Maski

Outra característica definida pelo modo de fabricação é que as peças podem apresentar pequenas variações na espessura, na textura e na cor.

O piso cimentício tem como principais características: durabilidade, resistência, praticidade, versatilidade.

Com o desenvolvimento das pesquisas sobre o revestimento, conseguimos encontrar no mercado, peças de excelente durabilidade e resistência, que resistem muito bem ao tráfego pesado e constante, com isso seu uso em garagens, passeios públicos e em áreas de grande circulação de pessoas é sempre bem vindo. São pisos mais resistentes e duradouros que pisos cerâmicos e porcelanatos.

Foto: Boutique do Piso

O piso cimentício é um piso com baixa condutividade térmica, embora na prática não seja totalmente atérmico, vamos encontrá-lo no mercado com essa definição. Essa característica faz dele um revestimento perfeito para áreas externas, principalmente piscinas e varandas, pois não esquenta sob o sol e nem esfria na ausência dele, deixando o ambiente confortável em qualquer estação do ano.

As pequenas pedrinhas de mármore ou granilhas colocadas na superfície do piso cimentício é o que proporciona ás peças sua característica de antiderrapante.

Alguns fabricantes fornecem modelos de piso cimentício com vergalhão de aço em sua composição o que permite que eles sejam usados como piso elevado que pode ser usado em áreas externas e internas.

 Foto: Castelatto

O piso cimentício pode ser encontrado em diferentes linhas, a escolha vai depender da necessidade de cada projeto.

Alguns produtos se assemelham ao mármore, outros á madeira e outros ao cimento queimado, ou seja, é um produto com variedade de cor, textura, tamanho e formato. Proporciona aos ambientes tanto rusticidade quanto sofisticação.
Pode ser usado em pisos e paredes externos e internos, em ambientes secos e molhados, e também, como pingadeira, rodapé, borda de piscina e piso de escada.

As peças devem ser limpas com escova de cerdas macias e umidecidas e depois molhadas antes do assentamento, mas sem encharcá-las.

 Foto: Raffinato Casa

Para o assentamento das peças de piso cimentício, o contrapiso deve estar bem nivelado e limpo e com tempo de cura superior a 14 dias. Impermeabilizar o contrapiso antes do assentamento evita que as peças não resinadas se manchem ou fiquem amareladas.
O piso cimentício depois de pronto deve ser coberto com lona plástica ou plástico bolha para protegê-lo da circulação de pessoas durante a obra, á noite esta proteção deve ser removida para deixa-lo respirar.

O rejuntamento só é realizado depois de 72horas do assentamento, as peças devem ser protegidas com fita crepe deixando somente as juntas livres para aplicação do rejunte.


Foto: Concresteel

O piso cimentício tem uma desvantagem, sua superfície é muito aderente á sujeira, porém, sua conservação e limpeza são fáceis, não é necessário mais do que água e sabão neutro. Produtos abrasivos estão proibidos e lavadora á jato deve ser utilizada no modo “Leque” sem encostar o bico da lavadora no piso.

Para minimizar essa característica pode-se resinar sua superfície, porém a capacidade de absorção e antiderrapância das peças ficam comprometidas.

Bom, agora você tem outra opção de revestimento! Um revestimento durável, resistente, prático e versátil.
Já usou o piso cimentício em algum projeto que elaborou? Conta pra gente o que achou.


4 comentários:

  1. Gostaria de saber de alguém que tem comentício colorido assentado há tempo, se a cor permaneceu ou se alterou com o tempo.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber se após um certo tempo de assentamento a cor altera

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, José Carlos!
      Tudo bem por aí?
      A alteração da cor é muito frequente, essa é a maior desvantagem desse tipo de piso, ele é ser muito aderente á sujeira. Se for aplicado numa área em que o pó de asfalto é muito intenso ele vai escurecer bastante. Se ficar numa área em que a incidência do sol é constante ele tende a desbotar.
      Se a área de tráfego for muito alta ela também se altera, porém simultaneamente é muito fácil de lavar...
      A aplicação de resina em sua superfície minimiza essa alteração de cor, mas é preciso avaliar se a capacidade de absorção e antiderrapância não inviabilizam essa aplicação, por que as peças ficam comprometidas.
      Não sei dizer com exatidão em quanto tempo isso ocorre.
      Talvez verificar essa informação diretamente com o produto que tem disponível aí lhe garanta mais segurança.
      Espero ter ajudado.

      Excluir
  3. Há diferença entre o piso cimentício e o fulget?

    ResponderExcluir