2

Revestimento 3D - Quando a parede vira um objeto de decoração

Elyzia Rodrigues | 31.1.17 | | | | | | |
As paredes não precisam ser somente superfícies lisas decoradas com tinta colorida e papéis de parede, as paredes também podem ganhar diferentes tipos de texturas e se tornarem a própria decoração do ambiente. 

Foto: Alibaba

As inovações tecnológicas permitem que a gente encontre no mercado uma variedade cada vez maior de revestimentos e em muitos casos, as matérias-primas utilizadas são 100% recicladas e recicláveis, ou seja, totalmente sustentáveis.

Você conhece o revestimento 3D?

As placas do revestimento 3D formam um painel decorativo tridimensional em alto ou baixo relevo que podem ser usados tanto nas paredes, quanto nos tetos. Ele pode ser encontrado em diferentes materiais, como gesso, PVC, pet, alumínio ou fibras vegetais como bambu e cana-de-açúcar.

Foto: Construindo Decor
Arquitetura: Amanda Abranches Coelho 

Para cada material existe uma possibilidade de uso (interna ou externa), a possibilidade de utilizar algum tipo de pintura, uma forma de instalação e conservação.

Por sua característica texturizada, esse revestimento ajuda no isolamento termo acústico dos ambientes, podendo servir como fundo para salas de TV e estar, bibliotecas, vitrines de lojas, e outros ambientes diversos com resultados muito interessantes, além disso, pode-se explorar o efeito de luz e sombra formado pelo relevo das peças.

FIBRAS NATURAIS

As placas decorativas fabricadas com fibra naturais como polpa de bambu e cana-de-açúcar são totalmente eco-friendly, pois são recicladas e recicláveis. Seu uso deve ser exclusivamente interno. A colocação é relativamente simples e fácil de ser conduzida, são coladas com cola de contato ou fita dupla-face.

Foto: Comprando meu Apê

São placas resistentes ao fogo e não absorvem água, no entanto, deve-se evitar que esse material seja instalado em locais exposto ao calor e umidade ou vapor excessivos.

As placas decorativas 3D podem ser pintados com tintas comuns á base de água, látex ou especiais como as automotivas. Antes da pintura o painel deve receber demão de selante de acordo com cada fabricante. 


 Foto: Decor Fácil

As placas podem ser cortadas e para dar o acabamento fino depois do corte elas devem ser lixadas. A limpeza do painel deve ser feita somente com pano úmido, não utilizar sabão e cuidado com produto de limpeza com abrasivo.

GESSO

O revestimento 3D de gesso pode ser comprado pronto ou fabricado no local, as placas decorativas são muito rápidas e práticas de serem produzidas, são fabricadas através de formas de silicone e podem ser aplicadas diretamente sobre alvenaria ou drywall. Seu custo é bastante acessível.

Foto: Artefato Gesso

Essas placas decorativas 3D não costumam ser muito usadas em áreas molhadas. Mas se você quer aplicá-lo mesmo assim, opte por modelos com a chapa de gesso acartonado verde, mais conhecida como “chapa RU” que é resistente à umidade.

PVC E PET

São placas decorativas desenvolvidas em liga plástica, resistentes à água, não propagam mofo, são imune a cupins, não propagam chamas. As placas estão acabadas em branco e não necessitam pintura. Podem ser usados em áreas molhadas.

Foto: Mercado Livre

A colocação é relativamente simples e fácil, pois são coladas com cola de contato ou fita dupla-face.

ALUMÍNIO

As placas decorativas 3D de alumínio são fabricadas com acabamento escovado para impedir o reflexo da luz, são também fáceis de instalar, possuem um poderoso adesivo.

Se parecem muito com as pastilhas de inox que já postamos aqui na página e podem ser aplicadas tanto em superfícies internas como externas. 

Foto: Studio 1202


O revestimento 3D é vendido em metro quadrado (m²) e deve ser instalado em uma superfície lisa e livre de umidade.

O preço para compra das placas decorativas 3D vai depender do fabricante e do material da sua escolha.

Foto: Pinterest

As placas decorativas 3D de gesso são os mais baratos e as de alumínio as mais caras. 

Que tal dar um destaque á parede de sua casa? Conta aqui como ficou, quais foram suas dificuldades, quanto custou, quem fez para você. Mostra a foto de como ficou.

Se quiser ser o primeiro a receber as postagens que a gente publica, cadastre o seu e-mail no botão “Acompanhe”.

Tem outras postagens interessantes aqui na página: 


Fonte: 

2 comentários:

  1. Ótima matéria! São sempre muito informativos e esclarecedores esses artigos

    ResponderExcluir
  2. Instalação vc tem alguém para indicar?

    ResponderExcluir