2

Tinta Térmica - Um conforto a mais para sua casa

Elyzia Rodrigues | 18.4.17 | | | | |
Indústrias e pesquisadores estão constantemente criando alternativas que possam diminuir o consumo de matéria-prima e energia, visto que não existe mais a alternativa de não se fazer isso.

Sendo assim, muitos revestimentos alternativos vão surgindo no mercado, novas soluções tecnológicas para problemas de conforto térmico, acústico, iluminação e ventilação natural.


Foto: Plantas Flores & Jardim

Inicialmente utilizadas em aeronaves, navios e tubulações de grandes dimensões, a tinta térmica ganhou o mercado e tem sido cada vez mais utilizada em galpões industriais, armazéns, shoppings e também em projetos residenciais principalmente quando feitos com container.

A tinta térmica é um revestimento criado através da nanotecnologia constituído de microesferas ou nanopartículas de vidro ocas e cheias de ar que reduzem a transferência do calor para o interior do ambiente.

Essas partículas são misturadas á resina, minerais e pigmentos da tinta. Sua aplicação mais comum é feita em superfícies com maior incidência de sol, como os telhados, mas também podem ser aplicados em paredes.

Foto: Gazeta do Povo

Telhados com telhas de fibrocimento, metálicas, fibras ou cerâmica podem receber essa pintura, assim como as coberturas em concreto.


A tinta térmica reflete mais de 90% dos raios solares incidentes na superfície. Com isso, se considerarmos um ambiente bem ventilado sua temperatura pode variar em até 35%, diminuindo a temperatura interna reduz-se o uso de ar condicionado e em alguns casos pode-se dispensá-lo. Ar-condicionado desligado pode-se obter de 20 a 70% de economia de energia elétrica.

Outro benefício do uso da tinta térmica é a redução dos ruídos em até 30% nas telhas metálicas. O revestimento mais comum utilizado para o isolamento de telhas metálicas é a espuma de poliuretano, mas como a tinta térmica tem um custo 50% menor, em algumas situações ela pode ser mais vantajosa.

Foto: CDLL

As telhas pintadas com tinta térmica facilitam as trocas térmicas evitando o efeito de condensação interna nos períodos de baixas temperaturas.

Por essa mesma razão, a tinta térmica aumenta o período entre as manutenções já que os choques térmicos são minimizados, as dilatações e contrações da superfície da telha são menores contribuindo para sua maior durabilidade.

A tinta térmica pode durar até 20 anos e alguns fornecedores dão garantia de 5 anos. Protege o telhado de corrosões em superfícies metálicas, e contra fungos e bactérias nos demais tipos de telhas.

A aplicação da tinta térmica no telhado não representa impacto de esforços na estrutura, visto que seu peso não ultrapassa 300g/m².

Foto: 2Quartos

Não há necessidade de mão de obra especializada em sua aplicação, pois é feita como as pinturas comuns podendo usar o rolo, pistola ou airless dependendo da dimensão da superfície.

Antes da aplicação da tinta térmica as telhas devem ser lavadas com lavadora de alta pressão para a remoção total de fuligem, poeira, óleos e graxas.

Um balde de tinta térmica rende até 38,0m² e deve ser aplicada duas demãos.
Essa é apenas uma das várias alternativas para minimizar os desconfortos térmicos do seu ambiente.


 Foto: Pinterest

Já utilizou essa alternativa?
Conta aqui como foi!

Se quiser ser o primeiro a receber as postagens que a gente publica, cadastre o seu e-mail no botão “Acompanhe”.

Fonte:
Nanothermic
Reflethy


2 comentários:

  1. A empresa Reflethy, fonte da matéria, é referência nacional na aplicação de tinta térmica refletiva. Sugiro conhecer!

    ResponderExcluir
  2. Hoje a empresa Maxi Paint do Brasil é a empresa que produz tintas térmicas refletivas de qualidade para todo o Brasil.

    ResponderExcluir