0

Casa de Plástico - Impacto ambiental, social e econômico

Elyzia Rodrigues | 25.4.17 | | | | | |
Tudo começou em 2011 quando o colombiano Fernando Llanos tentou construir sua casa na cidade de Cudinamarca na Colômbia e se viu diante do problema de deslocamentos dos materiais necessários a obra que viriam da capital Bogotá a aproximadamente 40 Km de distância. 

Foto: Conceptos Plasticos
Arquitetura: Óscar Mendes - Colômbia
 
Por não achar uma solução viável decidiu que construiria sua casa com plástico, foi quando conheceu o arquiteto Óscar Mendes e fundaram a Conceptos Plasticos.

O sistema construtivo criado pela empresa é capaz de resolver dois sérios problemas de uma única vez: o lixo e a falta de moradia. A tecnologia desenvolvida por eles transforma material plástico e borracha em blocos para construção.
 Foto: Change Makers
Arquiteto Oscar Mendes

A Conceptos Plasticos patenteou um sistema de tijolos e pilares feitos de plástico reciclado que se encaixam um a um como um Lego gigante possibilitando a construção de habitações completas em apenas 5 dias. 

Parte da matéria-prima é fornecida pelos catadores e outra de parte das toneladas de plásticos descartadas diariamente por algumas fábricas. Através de um processo de extrusão o plástico é derretido e preenchido em um molde final criando um tijolo que pesa três quilos, com forma e dimensões similar à um tijolo de argila.
  Foto: Dica da Arquiteta

As peças contam também com aditivos que retardam a combustão, isolam o calor, são termoacústicos e resistentes a terremotos levando em conta a alta atividade sísmica do país.

Para utilizar esse sistema construtivo não é necessário mão de obra muito especializada, pois a montagem das peças é bastante fácil o que a torna bastante acessível.
Essa nova tecnologia de construção vem ajudando famílias nas comunidades carentes ou deslocadas dos locais de origem em função de conflitos armados.
Foto: Ciclo Vivo
Com orientação da própria empresa, que além de fornecer o material, ensina o método de construção, essas famílias constroem a própria casa. Essa casa de plástico chega a custar 30% menos do que as tradicionais. Ao todo já foram distribuídas em torno de 4,9 km² de casas e foram reciclados mais de 300 toneladas de plástico.

A iniciativa revolucionária de Conceptos Plásticos já ultrapassou as fronteiras e recentemente recebeu 300.000 dólares americanos na última edição de Chivas The Venture para aumentar sua produção a uma escala global, depois de vencer outras 26 iniciativas internacionais com impacto social.

Foto: Change Makers
 
Impacto ambiental, social e econômico, é ou não é uma empresa sustentável?
Para saber mais clique aqui

Já fez uso de algum sistema alternativo de construção? Conta aqui como foi.

Se busca alternativas construtivas, essas postagens podem ser interessantes para você:
Arquiteta conta como é construir com bambu
Arquiteto transforma comunidade através da argila
O que é Light Steel Frame?

Se quiser ser o primeiro a receber as postagens que a gente publica, cadastre o seu e-mail no botão “Acompanhe”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário