2

Aquecedor de Ambiente - Como escolher o ideal para você

Elyzia Rodrigues | 27.6.17 | | | | |
O inverno chegou, dias mais frios, ventos mais intensos... Muitas casas são projetadas pensando em diversas soluções para minimizar o calor, o que não é de todo incorreto, pois a maior parte do ano vivemos com níveis de temperaturas mais altas. 

Foto: Zap Imóveis

Porém, quando chegam os dias mais frios, algumas casas não conseguem aquecer os moradores de forma adequada, seja pelo revestimento do piso, seja pela sua posição em relação ao sol e/ou ao vento, seja pela presença de uma vegetação mais fechada produzindo mais sombra, enfim, há inúmeras razões que não vamos nos ater a elas agora. 

O nosso intuito é apresentar soluções, principalmente para quem mora em casas ou apartamentos alugados ou muito pequenos que não podem investir em lareiras e fire pit

Há no mercado diferentes soluções de aquecedores, alguns fixados nas paredes como o ar condicionado reverso e o painel aquecedor elétrico de parede, ou os aquecedores portáteis.

Os aquecedores portáteis são os mais versáteis pois atendem bem a ambientes médios e pequenos. O que diferencia os aquecedores são as formas de produção de calor de cada um deles. 

AQUECEDORES ELÉTRICOS

IRRADIADORES

Os aquecedores irradiadores são os de custo mais acessível. Eles produzem calor através de tubos de resistência incandescente que irradiam para o ambiente esse calor produzido. O contato imediato do calor com o ar ambiente faz com que rapidamente ele esteja aquecido. 

Foto: Adoro Decorar

É um equipamento ideal para ambientes pequenos, porém o calor produzido não se dissipa de forma homogênea por todo o espaço, as proximidades do aparelho ficam muito mais quentes. 

Uma grande desvantagem do aquecedor elétrico por irradiação é que ele também esquenta, assim se em sua casa tem crianças e animais de estimação é preciso redobrar os cuidados. 

Não é vantajoso para pessoas com alergias pois tira muito da umidade do ar dos ambientes. 

Foto: Ali Express - Irradiadores de Mesa

Seu preço vai variar de acordo com o tamanho e a potência do aparelho. Outro item importante é que o esse tipo de aquecedor  tem um impacto considerável na conta de luz.

TERMOVENTILADORES 

Já falamos um pouco sobre eles na postagem sobre climatizadores



Eles são como ventiladores, porém a resistência vem acoplada na hélice. O giro das hélices acelera a troca de ar ao redor do aparelho, assim em pouco tempo o ambiente já tem a sua temperatura aumentada, seu alcance é maior do que o aquecedor elétrico por irradiação.

São equipamentos leves, o que possibilita que qualquer pessoa o carregue para diferentes lugares da casa, funciona melhor em ambientes pequenos.

Foto: Adoro Decorar

Produz o mesmo ruído de um ventilador comum, alguns modelos tem possibilidade de variação de velocidade e de calor. 

Seu preço é também acessível, mas tal como o aquecedor de ambiente elétrico, aumenta o valor da conta de luz. 

AQUECEDOR Á ÓLEO

Esse aparelho aquece o ambiente através do óleo que é aquecido pela eletricidade no interior do radiador. O óleo leva um certo tempo para ser aquecido, desse modo esse é um aquecedor que demora mais tempo para esquentar o ambiente. 

Foto: Bonde

Entretanto, é muito mais eficiente, depois que o óleo é aquecido, o calor permanece por mais tempo no ambiente. 

É indicado para ambientes pequenos e médios. Seu preço é mais alto que os tipos de aquecedores descritos acima, porém, é silencioso e não resseca o ar, o que o torna ideal para pessoas alérgicas.

Uma vantagem importante é que é um aparelho mais econômico, o impacto na conta de luz é aproximadamente 15% menor se comparado aos aquecedores de ambiente elétricos.



A maioria dos modelos de aquecedores á óleo possuem 3 níveis de potência: baixo, médio e alto. 

Alguns possuem termostato, para medir a temperatura do ambiente e a manter estável e regular. E outros possuem controle remoto e função “timer” para programar o tempo de funcionamento do aquecedor. 

AQUECEDOR CERÂMICO 



A produção de calor deste tipo de aparelho é rápida pois o elemento cerâmico, que é aquecido através da eletricidade, retém o calor gerado que depois é dissipado para o ambiente através de uma ventoinha.

O aquecedor cerâmico funciona como um aparelho de ar-condicionado podendo ser fixados na parede e produzindo a mesma intensidade de ruído. 

Foto: Top Vendas

É um tipo de aquecedor mais econômico que os aquecedores elétricos, além de não ressecarem o ambiente tanto quanto estes logo, pode ser usado sem problemas por pessoas alérgicas.

Alguns modelos vêm com controle remoto, funções “timer” e programação de temperatura. Seu preço é um relativamente elevado.

Uma dica importante que você deve observar é a presença do selo da Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica), produtos que classe A ou B possuem uma maior eficiência energética, ou seja, consomem menos energia do que as que indicam classe D ou E.


Alguns cuidados são fundamentais na hora de usar os aquecedores de ambiente:

- Os aquecedores elétricos irradiadores não devem ser usados em banheiros, pois como a resistência fica exposta o contato com a água ode gerar um curto circuito.

- Nunca coloque o aquecedor numa tomada junto com outros equipamentos.

- Antes de escolher a potência do seu aquecedor verifique se as tomadas que tem em casa tem potência adequada para suportar a potência do aparelho escolhido.

- Não coloque os aquecedores próximos a móveis, cortinas e tecidos, pois eles podem queimar. 

- Se o aquecedor de ambiente que escolher ressecar demais o ambiente, use umidificadores de ar para tornar os níveis de umidade do ambiente mais agradáveis.

Agora sim, você não vai precisar mais ficar encolhido debaixo das cobertas enquanto estiver em casa. 

Quer outras alternativas para aquecer a sua casa?
Essas postagens podem ajudar: 

Se quiser ser o primeiro a receber as postagens que a gente publica, cadastre o seu e-mail no botão “Acompanhe”.


Fonte: 

2 comentários:

  1. Aquecedor de cerâmica também ressecam o ambiente?

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    De um modo geral todos os aquecedores ressecam o ambiente, em maior ou menor grau.
    Os aquecedores elétricos são os que mais ressecam o ambiente, o ideal é usá-los com umidificadores de ambiente.
    Os aquecedores á óleo e de cerâmica são os que ressecam menos sem a necessidade de umidificadores.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir