0

A importância de um projeto de instalações elétricas

Elyzia Rodrigues | 12.12.17 | | | | |
Já falamos outras vezes aqui na página de sistemas prediais e na ocasião os definimos como instalações prediais que visam garantir o perfeito funcionamento de uma edificação dando suporte às atividades que são exercidas pelos usuários. 

Foto: Googgle

As instalações elétricas prediais fazem parte destes sistemas sendo talvez o mais importante deles uma vez que a eletricidade se tornou a principal fonte de luz e força nas atividades humanas. Se você está lendo este texto é porque a energia elétrica chega até você através de um complexo sistema que contempla as fases de geração, transmissão, distribuição e consumo. As instalações elétricas prediais estão no final desta linha fazendo a ligação entre a energia que é distribuída pela concessionária e o consumidor.

Uma instalação elétrica básica é composta por um ramal de ligação, padrão de entrada e medição, circuito de ligação, quadro de distribuição de circuitos e os circuitos de distribuição que chegam até os pontos de iluminação e tomadas, bem como dispositivos de comando (interruptores), dispositivos de força (tomadas), e dispositivos de proteção (disjuntores).


Foto: Google

Cada um destes componentes deve ser cuidadosamente dimensionado para garantir o perfeito funcionamento da instalação elétrica, no entanto é aqui que os problemas começam. Uma instalação mal dimensionada pode acarretar a perda de equipamentos conectados à rede, de componentes da própria instalação e em casos mais extremos até à perda de vidas.

 Foto: Google

Este dimensionamento deve ser feito por um profissional, que irá avaliar a potência instalada (quantidade e potência de iluminação, tomadas, equipamentos, etc.) levando em conta a probabilidade de uso simultâneo dos pontos de luz e força.

Este dimensionamento é que vai determinar a bitola de fios e cabos para cada um dos circuitos de uma instalação, a capacidade de proteção de disjuntores termomagnéticos, interruptores diferenciais, dispositivos de proteção contra surto, aterramento, etc..

Um dimensionamento incorreto dos condutores (fios e cabos), por exemplo pode provocar superaquecimento da instalação ocasionando o derretimento da isolação e consequentemente um curto circuito.

 Foto: Gambiarra

Pode-se imaginar o estrago que pode ser feito a algum equipamento interligado a uma instalação em curto-circuito.

Em disjuntores e dispositivos de proteção em geral, o sub dimensionamento pode acarretar o desarme constante do disposto ou no caso do superdimensionamento deixar a instalação sem a proteção devida, permitindo que a temperatura da instalação aumente até um ponto crítico ou até a um ponto de sobrecarga.

Foto: Google

No caso de interruptores diferenciais, dispositivo destinado à proteção do consumidor, interrompendo imediatamente o fluxo de corrente em caso de choques elétricos (fugas de corrente de uma forma geral), um mínimo retardo de sua ação pode, em alguns casos, ocasionar eventos fatais. 

A necessidade de um correto dimensionamento estende-se a todos os demais componentes da instalação elétrica.

Diante deste quadro já é possível avaliar a importância de se contratar um projeto de instalações elétricas, que deverá ser elaborado por profissional qualificado e devidamente registrado em seu órgão de classe.

Além do dimensionamento correto, a qualidade dos materiais utilizados não pode ser negligenciada.
Uma economia na fase de construção pode se transformar numa grande dor de cabeça na fase de pós-ocupação, principalmente num momento de preocupação crescente com os direitos do consumidor.

Foto: Nauzer Engenharia

Como em qualquer tipo de sistema predial, boa parte das patologias das instalações provém da má execução. Por isso mesmo a mão de obra qualificada pode prolongar a vida útil da instalação.

Deve-se salientar que existe um desgaste natural dos materiais e equipamentos devido ao uso, o que torna imprescindível a execução de manutenção periódica para garantir o perfeito funcionamento da instalação.

Uma instalação elétrica bem dimensionada, que utilize materiais de qualidade, bem executada e com manutenção em dia pode durar por muitos anos sem comprometer os equipamentos a ela conectados garantindo a qualidade de vida dos usuários.

Se precisar de ajuda, entre em contato.

Se quiser ser o primeiro a receber as postagens que a gente publica, cadastre o seu e-mail no botão “Acompanhe”.

Há outras postagens que podem ser interessantes para você:


Fonte: 
Referências bibliográficas:
CARVALHO JUNIOR, Roberto de. Instalações elétricas e o projeto de arquitetura – 2ª ed. Revista e ampliada, São Paulo: Blusher, 2010.
CREDER, Hélio. Instalações elétricas – 14ª ed. Revista e atualizada, Rio de Janeiro - RJ: LTC – Livros Técnicos e Científicos Editora S.A., 2002.


Texto produzido por: 
Dalmir José de Magalhães Junior

Também chamado de “Mestre” pelos amigos (O Jedi, não o anão) é Arquiteto e Urbanista formado pelas Faculdades Integradas Izabela Hendrix e trabalha há 19 anos com projetos de arquitetura e instalações hidrossanitárias prediais. 
Para mais informações clique aqui


Nenhum comentário:

Postar um comentário