0

Projetos complementares - Contratar ou não?

Elyzia Rodrigues | 25.7.17 | | | | |
Até aqui todo mundo já sabe a importância que um projeto arquitetônico tem para que tenhamos uma casa adequada ás nossas necessidades estéticas e funcionais, na hora da construção ou para legalização da obra, ou em função de questões econômicas.  
 
Foto: Clube do Instalador

Também vimos em postagens anteriores um pouco sobre a importância do projeto estrutural, ou do levantamento planialtimétrico, por exemplo.

As casas hoje em dia podem exigir outras instalações como condicionamento de ar, sistema de segurança, rede de dados, além das instalações elétricas e hidrossanitárias.

A esses projetos damos o nome de projetos complementares, ou seja, eles são importantes para garantir o bom funcionamento da casa. Mesmo que você não queira que as tubulações fiquem aparentes, ainda assim, os projetos complementares são fundamentais. 

Foto: Arquitetando Moda
A maioria das pessoas não percebe a importância de realizar esses projetos porque não são necessários para a legalização da obra, e muitas vezes há bons profissionais que são capazes de executar sistemas mais simples com perfeição, porém, quando ocorre alguma surpresa e a instalação precisa de reparos ou reformas, esse profissional não está no local e depois de tanto tempo não é capaz de lembrar como o sistema foi instalado. 

 
O projeto de Instalação Hidráulica dimensiona o consumo diário, os reservatórios, os ramais, os sub-ramais, os alimentadores, hidrômetro, bomba de água fria e tubulações de sucção e recalque.

Em um projeto bem elaborado, emendas mal feitas, conexões que dificultam o livre fluxo de água pela tubulação podem ser facilmente evitados, com um projeto em mãos é muito fácil encontrar vazamentos e consertá-lo sem grandes danos á estrutura.


Além disso, o projeto hidráulico pode ser elaborado levando em conta medidas mais sustentáveis como captação de águas pluviais e do sistema de energia solar que serão incorporados á ele.

O projeto de Instalações Elétricas dimensiona os cabos, disjuntores, dispositivos de proteção, aterramento, divisão dos circuitos, separa circuitos exclusivos para aparelhos específicos.

Para que o projeto de instalações elétricas funcione adequadamente é preciso que ele atenda adequadamente os hábitos e necessidades dos moradores da casa. Há casas com salas com sistema de áudio, som e imagem, e também com sistemas de controle e automação
 
Foto: Revista Sua Casa 
 
É através do projeto elétrico bem planejado que as tomadas serão adequadamente posicionadas e dimensionadas para os respectivos equipamentos, eletrodomésticos e eletrônicos.

Sem esse planejamento, faltam tomadas ou elas ficam mal posicionadas em relação ao aparelho que devem abastecer. Isso é fundamental para evitamos o uso indiscriminado de benjamins e extensões ligando vários equipamentos em um mesmo ponto e causando uma perigosa sobrecarga na tomada.
 
 
O projeto elétrico também deve contemplar as diretrizes exigidas pelo sistema de segurança com suas tubulações, eletrocalhas, cargas e pontos de alimentação do sistema.

O projeto do sistema de segurança exige uma área com umidade e temperatura controladas para instalação do equipamento, desse modo, o arquiteto, ao elaborar o projeto deve estar ciente dessa decisão.
 
 Foto: 2 Quartos
 
Para evitar desperdício e sobra de materiais é fundamental a contratação dos projetos de instalações, pois com eles conseguimos estimar a quantidade de as características dos materiais que serão utilizados antes da obra começar, ajudando a definir com mais precisão o orçamento e economizar no custo da obra.

Sobrecargas nas tomadas, aquecimento do circuito elétrico, picos de energia danos nas tubulações ao realizar reformas, entupimento, refluxo e mau cheiro, presença de insetos e roedores, alto custo para construir e/ou reformar, alto valor nas contas de luz e água, retrabalho, dificuldade de instalação... Ufa!

Ainda na dúvida sobre a importância dos projetos complementares?
 
 
Não tenha dúvidas! Os projetos complementares não são um custo á mais para sua obra, procure um profissional qualificado que entenda a necessidade de um projeto de instalações prediais e o contrate para garantir a sua segurança e conforto.

O risco de não ter projeto de instalações complementares é muito maior que a economia de não fazê-lo.

Tem mais postagens interessantes aqui:
Cartilha para construções e reformas particulares sustentáveis
Acredite, arquiteto é fundamental!


Se quiser ser o primeiro a receber as postagens que a gente publica, cadastre o seu e-mail no botão “Acompanhe”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário