4

Móveis sob medida - Vantagens e desvantagens

Elyzia Rodrigues | 5.12.17 | | | | | | |
Quem comprou uma casa nova, ou está pensando em reformar ou redecorar o mobiliário da casa atual com certeza se deparou com o seguinte dilema: Móveis prontos, ou móveis sob medidas? Grandes empresas ou empresas menores?
Foto: Habitíssimo 
Arquitetura: Roberta Devisate
Qual opção escolher? Qual delas se encaixará melhor em meu projeto? Qual tem melhor custo-benefício? Quais as vantagens e desvantagens?
Dúvidas, dúvidas, dúvidas...
Calma, vamos tentar esclarecer as coisas!
O mobiliário fabricado sob medida é ideal para os ambientes pequenos, porque otimiza o espaço e aproveita locais que não poderiam ser usados por móveis convencionais, mas também, para os ambientes maiores, pois faz com que os móveis conversem entre si, tornando a ambientação mais harmônica.
Foto: Habitíssimo
Devemos primeiramente analisar as nossas necessidades específicas, definindo o que precisamos para cada espaço.
Pense em que cômodos da casa serão instalados, banheiro, quartos, salas, cozinhas, escritórios.
O que precisa ser guardado, sapatos, roupas, acessórios, louças, livros, utensílios. Fique atento á quantidade, necessidade de armazenamento e frequência de uso de cada objeto.
Foto: Pinterest
Os móveis sob medida oferecem um mundo de possibilidades, desde soluções mais simples, como prateleiras, até as mais complexas, desde que todas as necessidades sejam pensadas previamente.
Essa primeira etapa é fundamental quando falamos em móveis desse tipo, pois eles devem ser bem planejados e pensados porque depois de fabricados e instalados passam a fazer parte da estrutura e arquitetura da casa.  Logo, qualquer informação incorreta, ou esquecida poderá causar problemas no futuro.
Definida as necessidades de utilização, a segunda etapa diz respeito ao acabamento, cor, textura, tipo de puxadores, corrediças, espelhos ou outros detalhes que queira utilizar.
Foto: Emobile
Internamente o material mais utilizado é o MDF branco, pois é o mais barato comparado a outros padrões de acabamentos existentes.
Externamente, você pode usar no projeto diferentes materiais ou cores, além de espelhos que são perfeitos para criar uma sensação de amplitude principalmente em ambientes pequenos.
O projeto pode ser elaborado por um arquiteto, uma loja especializada ou um marceneiro, o importante é certificar-se de que sejam profissionais de confiança e com experiência comprovada para evitar surpresas na negociação, no pagamento do serviço, no prazo de entrega, no resultado e na qualidade final dos móveis. Ou seja, é fundamental buscar referências e recomendações antes de fazer a escolha.


Foto: Doce Obra
É possível desenvolver móveis inteligentes e funcionais, podemos dar asas à imaginação e desenvolver elementos deslizantes, dobráveis, extensíveis ou mesmo aqueles que desaparecem por completo quando não estão em uso. Com esse tipo de recurso os espaços ganham em funcionalidade e praticidade podendo até mesmo desempenhar dupla função e tornando sua utilização muito mais fácil. 
Nem sempre os móveis comprados prontos atendem ás suas necessidades, além disso, há um ponto importante, diferente dos móveis sob medida você não tem muito controle sobre a qualidade do MDF e das ferragens utilizadas na fabricação, logo não terá controle sobre a sua durabilidade.
Como tudo na vida, nem tudo são flores...  Algumas características dos móveis sob medida podem não agradar algumas pessoas.

Foto: Has Hook
Móveis sob medida demandam mão de obra especializada, independente de ser contratado a uma loja grande, ao arquiteto, ou ao marceneiro, isso torna o preço dos móveis mais caros do que os convencionais comprados já prontos. Mas entre esses poderemos encontrar diferenças de preços, possibilidades de negociação e formas de pagamento.
A maioria dos móveis sob medidas são presos nos ambientes onde são instalados, o que impossibilita a movimentação esporádica, com isso as possibilidades decorativas e de mudança de visual ficarão restritas.
Foto: Good some Design
Em casos de mudanças, a mobília precisa ser desmontada por um profissional especializado e ajustada para usar em outra residência.
O tempo que leva para os móveis sob medida fiquem pronto não será o mesmo que comprar um móvel na loja e trazer direto para casa. Esse tempo de produção dependerá do profissional ou da loja escolhida e também do tamanho do seu projeto.
Se você mora em um imóvel alugado em que não há armários é possível negociar com os proprietários a instalação dos mesmos em troca de desconto no aluguel, por exemplo. Isso irá valorizar o imóvel e quando você sair o investimento poderá ser aproveitado pelo inquilino seguinte.
Foto: Movdecor
Há ainda no mercado as lojas de móveis planejados, seus produtos são diferentes dos móveis sob medidas porque trabalham com volumes modulados com dimensões pré-definidas. Assim, a variação de acabamentos e dimensões é mais restritiva podendo dificultar a harmonização com o restante dos mobiliários do ambiente. 
Embora o prazo de entrega seja menor e haja facilidade de financiamento em parcelas menores, você não terá controle sobre a qualidade do material utilizado na fabricação.
Foto: Houzz
Pode acontecer de você precisar de um módulo que não tenha no estoque ou que precise ampliar com outros módulos e a linha que comprou já  não é mais fabricada.
Por isso, é preciso pensar direitinho quais são as suas necessidades.
Se precisar de ajuda, entre em contato.

Se quiser ser o primeiro a receber as postagens que a gente publica, cadastre o seu e-mail no botão “Acompanhe”.


4 comentários:

  1. muito bom deixar a casa com nsosa cara https://omeninomaisquerico.com.br/onde-encontrar-moveis-planejados-em-goiania/

    ResponderExcluir
  2. Olá Elyzia, estamos diariamente em contato com pessoas que vivem esta polêmica, muitos fatores podem influenciar nesta hora de decidir. Certamente se você quiser algo com personalidade, qualidade e seja ainda funcional é melhor procurar o auxílio de um arquiteto. Ele pode ajudar a otimizar seu espaço, garantir a mobilidade em um ambiente e atá propiciar a sinergia entre os colaboradores de uma empresa com um olhar profissional.

    A escolha de uma marcenaria competente também se faz importante para que seja cumprido prazos, atendida as solicitações do projeto e garanta a qualidade das matérias prima.

    A www.innovativasoluções.com.br é muito mais que uma marcenaria e atende profissionais como você #ElyziaRodrigues que pensam no cliente de uma forma especial.

    Abraço
    Ligia Traballi

    ResponderExcluir
  3. Há ainda no mercado as lojas de móveis planejados, seus produtos são diferentes dos móveis sob medidas porque trabalham com volumes modulados com dimensões pré-definidas. Assim, a variação de acabamentos e dimensões é mais restritiva podendo dificultar a harmonização com o restante dos mobiliários do ambiente.
    Read more at cua go melamine

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante este artigo, parabéns!
    www.marcenariaweb.com.br

    ResponderExcluir