0

Conheça as etapas de um projeto de arquitetura - Parte II

Elyzia Rodrigues | 27.8.15 | | | | |
Na semana passada damos início ao assunto das etapas de um projeto de arquitetura, hoje vamos dar continuidade explicando o que acontece depois do Anteprojeto ou Estudo Inicial.

Foto: Decorando Com Classe

As etapas seguintes só acontecem depois que todas as solicitações e ajustes necessários já estejam aprovados pelo cliente.

Então, vamos lá!

PROJETO BÁSICO OU EXECUTIVO

Essa nomenclatura pode variar de profissional para profissional, mas vamos explicar do que trata, que é o mais importante. 

Foto: Acervo Particular
Aquitetura: Elyzia Rodrigues - Projeto residencial

Esta etapa é um avanço do Anteprojeto, é a base para a elaboração dos projetos complementares (Projetos de Cálculo Estrutural, Elétrico e Hidro-Sanitário, entre outros), serve também para fazer uma estimativa do custo a ser investido na construção.

Nem todos os projetos complementares são atribuição de arquitetos, mas podem ser contratados junto com o projeto arquitetônico.

O projeto básico consiste de desenhos técnicos tais como: implantação, plantas cotadas de todos os pavimentos com um pré-lançamento estrutural, especificação de materiais, demolição/construção, cortes, fachadas.

Solicitações de alterações realizadas nessa fase geram custo adicional, uma vez que como dito anteriormente já foram aprovados.

PROJETO LEGAL OU PROJETO PARA APROVAÇÃO

O projeto legal pode, ou não, ser contratado. Ele serve para atender a obrigação de aprovação do projeto na prefeitura local e, algumas vezes, na administração de bairros e condomínios.
 
Esse projeto será elaborado segundo as exigências de cada órgão fiscalizador.

Este projeto é composto por uma documentação técnica com o mínimo de informações necessárias para sua aprovação.

DETALHAMENTO

O detalhamento ou projeto detalhado é considerado o "Manual de Instruções da Obra". Esse documento contem todas as informações necessárias para a perfeita execução e interpretação da arquitetura projetada a ser executada.

A partir da entrega dos projetos complementares é feita uma compatibilização entre eles.

 Foto: Acervo particular
Arquitetura: Elyzia Rodrigues - Projeto de reforma para acessibilidade


O projeto de arquitetura é revisado para se adequar e/ou incorporar a posição e dimensão exatas dos elementos construtivos referentes a cada um dos projetos.

É nesta fase que aquele detalhe, como a solução da insolação na fachada, uma esquadria feita sob medida, ou qualquer outro elemento que só a sua casa tem é resolvido.

Foto: Detalhe fachada

Fazem parte do Detalhamento, a ampliação de áreas molhadas (cozinhas, banheiros e lavabos) em desenhos de maior escala, detalhes construtivos de cobertura, calhas, pingadeiras, rufos, escadas, rampas, varandas, guarda-corpos, portões e portas, detalhamento de mobiliário fixo, mapa de corte de esquadrias, entre outros.

Quanto mais detalhado um projeto menor a possibilidade de atrasos, pois o "como executar" já estará pronto, no fim das contas você economiza em tempo e também dinheiro, porque consertar erros ou desmanchar e construir de novo são gastos que se somados podem gerar grandes prejuízos.

Na página tem outras postagens que podem esclarecer suas dúvidas, clique nos links abaixo:
O que é um projeto legal ou projeto de prefeitura?

Se quiser ser o primeiro a receber as postagens que a gente publica, cadastre o seu e-mail no botão “Acompanhe”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário