3

Eletrofita ou Fita Adesiva Eletrificada - Vem conhecer!

Elyzia Rodrigues | 16.5.17 | | | | | |
Fazer uma reforma sem muito quebra-quebra é o sonho de consumo de todo mundo.
Em algumas etapas de acabamento isso já é possível, através de ladrilhos adesivos, tinta para azulejos entre outras.

Foto: Home Decore

Mas como fazer isso com as instalações elétricas?
Como trocar uma instalação elétrica de posição ou acrescentar pontos para melhorar a iluminação ou o fornecimento de tomadas sem produzir quebra-quebra e muito resíduo?

Vocês conhecem a eletrofita ou fita eletrificada?

A eletrofita ou fita eletrificada é uma maneira rápida, eficiente e descomplicada de resolver esse problema. Como o mesmo nome diz, são condutores elétricos de alta tecnologia no formato de fita autoadesiva que podem ser aplicadas em qualquer tipo de superfície, sem a necessidade de quebrar parede.

Foto:Minas Inova

Sim! Pode acreditar!

A eletrofita ou fita eletrificada é formada por lâminas de metal condutor com ampla superfície revestida com um isolante de policarbonato em ambas as faces, essas lâminas tem como características a capacidade de otimizar o fluxo de eletricidade e a dissipação do calor.

Eletrofita ou fita eletrificada pode ser aplicada tanto na ampliação de instalações existentes, como para reformas de casas ou reposicionamento dos pontos de tomadas e de luzes. A distribuição interna da rede elétrica pode ser executada também em casas novas, sobre paredes acabadas ou não, divisórias, drywall, laje de teto e piso, e também sob diferentes tipos de revestimentos.

A eletrofita ou fita eletrificada é encontrada em rolos de 25, 50 e 100 metros com as seguintes características:


Foto: Eletrofitas 

EF18x2 - Duas Pistas: TOMADAS 2 PINOS - 750 V / 20 A (Equivale a um condutor elétrico de 2,5 mm), Largura: 60 mm e Espessura: 0,5mm.

EF18.9.18 - Três Pistas: TOMADAS 3 PINOS - 750 V / 20 A (Equivale a um condutor elétrico de 2,5 mm), Largura: 60 mm e Espessura: 0,5mm.

EF9x2 - Duas Pistas: ILUMINAÇÃO - 750 V / 15 A (Equivale a um condutor elétrico de 1,5 mm)Largura: 60 mm Espessura: 0,5mm.


EF9x3 - Três Pistas: PARALELO - 750 V / 15 A (Equivale a um condutor elétrico de 1,5 mm), Largura: 60 mm e Espessura: 0,5mm.

EF5x4 - Quatro Pistas: ÁUDIO HOME THEATER (Equivale a um condutor elétrico de 1,0 mm), Largura: 60 mm e Espessura: 0,5 mm

EF5x2 - Duas Pistas: SOM, ALARMES ou TELEFONIA (Equivale a um condutor elétrico de 1,0 mm), Largura: 30 mm e Espessura: 0,5mm.

EF5x5 - Cinco Pistas: VENTILADORES DE TETO - 750 V / 10 A (Equivale a um condutor elétrico de 1,0 mm), Largura: 60 mm e Espessura: 0,5mm.

Foto: Decor Fácil

A eletrofita ou fita eletrificada é vendida no mercado a preços que variam de R$15,00 a R$30,00 o metro, entretanto, os componentes de um sistema podem custar mais que os componentes de uma instalação usual, em que utilizaríamos eletrodutos, caixas e condutores isolados. Então é preciso avaliar o custo benefício dessa escolha.

Outra vantagem da eletrofita é eficiência em caso de sobrecarga, além de não oferecer nenhum risco maior que o uso de fios e cabos comuns. Porém, de acordo com especialistas, este produto não deve substituir os fios em toda a instalação, devendo ser usado somente como complemento para locais de difícil acesso e que não podem ser quebrados.

Foto: Decoração

A instalação da eletrofita ou fita eletrificada é simples, mas é importante, também, que a instalação seja feita corretamente para que a eletricidade seja conduzida da melhor maneira. Por isso não dispense mão de obra especializada.

Veja esse vídeo de instalação: Clique aqui

Foto: Imgrum

O processo de fabricação da eletrofita não é poluente, utiliza materiais recicláveis e de alta qualidade, são produtos ecologicamente corretos, pois sua instalação não produz entulho, ruído ou vapores nocivos à saúde.

A eletrofita ou fita eletrificada é ou não é a solução dos nossos problemas?
Já fez uso desse material? Conta pra gente como foi. 

Essas postagens também podem ser interessantes para vocês:
LED - Vantagens e desvantagens
Como pintar azulejos



Se quiser ser o primeiro a receber as postagens que a gente publica, cadastre o seu e-mail no botão “Acompanhe”.


3 comentários:

  1. Posso usar uma eletrofita para levar energia pela parede da cozinha (estender uma tomada de cima para baixo na parede) que vai ter uma bancada de granito colocada depois? A bancada de granito ao ser colocada na parede não vai quebrar ou amsssar a eletrofita?

    ResponderExcluir
  2. Explico: Para ligar uma lava roupas embaixo da bancada de marmore pois a tomada atual fica acima da bancada.

    ResponderExcluir
  3. Posso usar eletrofita em um ar condicionado de 18.ooo bts 220v?

    ResponderExcluir