2

O que é Tecnocimento?

Elyzia Rodrigues | 11.7.17 | | | | | |
O tecnocimento é um revestimento cimentício feito á base de cimentos especiais, pó de limestone (pedra natural calcária), mármore e quartzo, é um revestimento semirígido, do tipo monolítico, ou seja, não apresenta junta nem recortes.

Foto: Multipix

Se bem aderido á superfície não apresenta trincas e fissuras.

Outros pisos monolíticos conhecidos são o granilite, o piso epóxi autonivelante e o piso líquido.

O tecnocimento é perfeito para reformas, pois sua aplicação é rápida além disso pode ser aplicado sobre diferentes tipos de revestimentos de piso, parede, teto e tampo de bancada.

São 16 opções de cores além de três tipos de acabamento final, semifosco, acetinado e brilhante, que podem ser usadas em diferentes tipos de projeto.


Seu visual é bastante parecido com o cimento queimado preservando as nuances de cor e manchas.

Uma mão de obra especializada é sempre bem vinda, pois tem mais perícia para manusear o material, porém um bom pedreiro de acabamentos também é capaz de trabalhar bem com o tecnocimento.

O tecnocimento é de secagem rápida, por isso é importante pontuar que para uma aplicação perfeita é preciso pelo menos duas pessoas. Uma para cuidar da mistura e a outra para aplicar a massa. Quanto maior a área de aplicação mais pessoas serão necessárias.

 Foto: Felizes 4 Ever

Antes de aplicar o tecnocimento a superfície deve estar limpa, bem nivelada, sem manchas de gordura ou óleo. Em caso de superfície como as revestidas com cerâmica, deve-se antes aplicar uma massa niveladora e um primer para aumentar a aderência do tecnocimento.

O preparo da massa deve ser feito com a furadeira com ponta própria para a mistura.

O tecnocimento é aplicado com desempenadeira metálica e o número de demãos vai depender das características de cada superfície. De modo geral duas demãos são suficientes para uma cobertura bem homogênea. A espessura final fica com aproximadamente 2mm.

Foto: Cob Construtora

O tecnocimento possui alta resistência abrasiva e mecânica por essa razão seu uso é adequado para áreas de alto tráfego, tais como pátios, calçadas, garagens, lojas comerciais, corredores comerciais entre outros.

Após 24 horas, tempo necessário para a secagem total do tecnocimento, a superfície deve ser lixada e limpa, e em seguida aplica-se uma resina para proteção da base.

A limpeza da superfície de tecnocimento deve ser feita sempre com pano úmido e sabão neutro.


Foto: Casa Très Chic

Os problemas de tricas e fissuras costumam aparecer quando a aplicação não segue as recomendações do fabricante ou quando a superfície em que foi aplicada apresenta problemas anteriores.

 Foto: Pinterest

Gostou dessa dica?
Se quiser ser o primeiro a receber as postagens que a gente publica, cadastre o seu e-mail no botão “Acompanhe”.

2 comentários:

  1. Eu consigo colocar o tecnocimento em uma parede de dentro do box do banheiro? Como faço a impermeabilização?

    ResponderExcluir
  2. Boa noite. Posso usar o tecnocimento no fogão a lenha?

    ResponderExcluir