7

Película de Controle Solar - Ameniza o calor e a incidência solar

Elyzia Rodrigues | 25.10.16 | | | | |
Com o aumento da temperatura aumentam também as perguntas sobre as formas de amenizá-la. Algumas perguntas são sobre como diminuir o calor do ambiente para economizar no consumo de energia pelo aparelho de ar condicionado, outras são sobre as formas de diminuir o calor de ambientes em que o ar condicionado não está instalado ou não há como fazer a instalação, e outras sobre como diminuir o ofuscamento do sol em certos ambientes.

Foto: Arquitetura & Construção 
Virgínia - EUA
 Arquitetura: Bartholomew Voorsanger - Voorsanger Architects

Em outras postagens já falamos sobre os brises e sobre os cobogós, elementos arquitetônicos que nos permitem minimizar a entrada de luz, o ofuscamento dos olhos e também a produção do calor no interior dos ambientes.

Porém, nem sempre essas alternativas são possíveis, não somente pelo custo, mas também porque em algumas situações a instalação torna-se muito complicada em função de restrições técnicas entre outras restrições.



Em situações assim o jeito é buscar outras soluções e uma delas é a instalação de películas de controle solar.

As películas de controle solar são plásticos filmes ultrafinos compostos de camadas de poliéster, pigmentos, absorventes de raios UV, com produtos protetores resistentes à abrasão e outros componentes, para serem instalados em superfícies de vidro com o objetivo de proporcionar proteção solar, alguns produtos tem em sua composição lâminas metalizadas.


A película mais conhecida certamente é a película usada em vidros de automóveis, conhecida como insufilm, mas existe também uma grande variedade de padrões e cores de películas que solucionam de forma eficaz o controle solar não só em automóveis, mas também em construções comerciais e residenciais.

A instalação da película de controle solar em automóveis ou imóveis proporciona na área envidraçada o efetivo controle da transmissão, absorção e reflexão da energia solar.

No caso de imóveis não é somente o calor que é preciso ser minimizado, a constante exposição do mobiliário, tecidos e tapetes ao sol direto causa desbotamento em função da incidência diária dos raios UV, nesse caso somente fechar as cortinas ou persiana não é suficiente.

Foto: CCriativa

As películas de controle solar podem reduzir a incidência de raios ultravioletas prejudiciais entre 96% e 99%, elas também reduzem o ofuscamento em até 90%, reduzindo o cansaço dos olhos, essas características dependem do padrão da película especificada para cada ambiente, as películas de controle solar também conseguem reduzir o nível de calor em 79%, nesse caso se consegue uma economia de energia elétrica de15% em ambientes com ar condicionado.

É preciso estar atento para um ponto importante, as películas têm níveis diferentes de refletividade, de acordo com sua metalização e transparência.


As películas de controle solar podem ser não refletivas, semi refletivas, levemente metalizadas ou metalizadas, a existência de partículas metálicas em sua composição permite um índice de reflexão maior da energia solar e do calor.

Uma dúvida muito comum é se a instalação da película altera a fachada de condomínios e também se há necessidade de um profissional especializado.

A película de controle solar fica invisível nas fachadas desde que não utilize uma película de padrão espelhado.

Foto: 3M Solutions

Segundo alguns fornecedores as películas de controle solar metalizadas podem interferir nos sinais de telefonia celular, GPS ou rádios, então é preciso atenção quando for utilizá-la.

A instalação da película de controle solar é muito fácil, mas contratar um profissional é o ideal, as películas de controle solar são instaladas com um adesivo especial e se você não tem muita prática com esse tipo de serviço corre o risco de perder o produto por formação de bolhas ou dobras.

Foto: Sun Películas

As películas são vendidas o metro quadrado e a instalação já está incluída no preço. 


A película de controle solar se ajusta às características de qualquer vidro permitindo que seja instalada a qualquer momento de forma rápida e sem geração de grande volume de resíduos.

A película de controle solar possui grande durabilidade e quando estraga pela ação do tempo ou é danificada pode ser removida e substituída facilmente.

Foto: Clasf

Há também no mercado as películas decorativas e película de segurança.Como o próprio nome diz as películas decorativas são tratadas com um revestimento para a decoração do ambiente, mas também protegem os vidros contra arranhões, são instaladas com um adesivo especial de longa duração, garantindo grande durabilidade ao produto.

Ao renovar a decoração do ambiente são removidas com facilidade sem riscos ou trincas nos vidros.Os padrões e cores determinam o nível de privacidade que proporcionam aos ambientes, controlando a visibilidade de algumas áreas.

Foto: Aliexpress - Películas Decorativas

Nos casos em que o vidro se quebra a película instalada segura os pedaços estilhaçados dando segurança no entorno do ambiente.

A película de segurança é ideal para utilizar em portas de entrada, divisórias e painéis de vidro, elas são perfeitas para proteção de pessoas e ambientes evitando danos e gastos nos mais diferentes incidentes.

As películas de segurança aumentam a resistência do vidro a choques, impactos e vandalismo, pois seguram o vidro estilhaçado dentro da moldura em que estão instalados.

Foto: Cristal Film

Também estão disponíveis em diferentes espessuras e colorações, todas com cobertura resistente a riscos. Alguns fabricantes fornecem películas que promovem a segurança e também o controle solar.

As películas levam 30 dias para se aderirem completamente á superfície dos vidro, nesse período a limpeza só poderá ser feita com pano seco para retirada de poeira, uma limpeza mais caprichada pode ser feita com água, sabão neutro e um pano macio.


Foto: A&C Web

Não use produtos como limpa vidros, álcool ou abrasivos pois corre o risco de deixar a sua película manchada.

Espero ter respondido ás dúvidas sobre as películas de controle solar.

Se quiser ser o primeiro a receber as postagens que a gente publica, cadastre o seu e-mail no botão “Acompanhe”.

Quer saber mais sobre como minimizar o calor, tem outras postagens:

7 comentários:

  1. Infelizmente essas películas muitas elevam muito o número de aves de morrem quando colidem com o vidro espelhado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os animais ao contrario dos seres humanos tem a capacidade de enxergar além da luz visível, eles percebem a luz ultra violeta que é refletida pelas películas, enxergando área envidraçada como uma barreira e desviando ou seja a película diminui os acidentes e não os causam.

      Excluir
  2. Acho que principalmente os pássaros. Mas sobre as películas, somente as películas espelhadas prejudicam os animais voadores, em regra.

    Porém, de qualquer forma, se todos os vidros fossem transparentes, teríamos o mesmo problema. A forma de "resolver" esta questão, seria por películas escuras em todos os vidros. As fumê tem mais esta propriedade do que a maioria das películas dentre as que também reduzem calor.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, somos a Cristal Film e estamos a disposição para quaisquer esclarecimentos sobres os tipos, qualidade, preço, garantia e todas as dúvidas que vocês tiverem.
    www.cristalfilmrj.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá gostaria de saber o impacto das peliculas de controle solar, em especial as não metalizadas, para as plantas do interior da residência.

    ResponderExcluir
  5. Olá gostaria de saber o impacto das peliculas de controle solar, em especial as não metalizadas, para as plantas do interior da residência.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo texto explicativo. Somos da Apice films de Campinas/SP e caso tenha alguma necessidade, estaremos a disposição. www.apicefilms.com.br

    ResponderExcluir