3

Sistema de Aquecimento de água - Parte I

Elyzia Rodrigues | 20.6.18 | | | | |
Quando decidimos construir ou reformar a casa onde moramos sempre surge necessidade de buscar estratégias de economia e sustentabilidade e o sistema de aquecimento de água é uma dessas importantes estratégias. 


 Foto: Condomínios Verdes
Arquiteta: BAM!Arquitetura - Buenos Aires - Argentina - 2016

Nesse cenário fica a pergunta: Qual é o melhor sistema de aquecimento de água? Qual tem o melhor custo-benefício á longo prazo? 

Primeiramente, observe que vamos fazer essa análise entre os sistemas elétrico, á gás, solar.

Foto: Eletroenergia

Não existe um sistema de aquecimento de água que seja melhor ou pior em relação ao outro, mas existem vários pontos que devem ser observados antes de se fazer a escolha definitiva. A resposta inicial sempre será: “Depende...”.

É importante analisar vários fatores, ponderar entre os valores para finalmente decidir pelo mais conveniente, porém nem assim a resposta poderá ser definida como a melhor opção.
São três os tipos de sistema de aquecimento de água encontrados no mercado. 

Sistema de aquecimento localizado

O chuveiro elétrico é o exemplo mais conhecido de sistema de aquecimento localizado. A água quente é fornecida diretamente na mesma unidade onde será aquecida. O aquecedor que se coloca embaixo da pia de cozinha para alimentar a torneira também. 

Foto: Lorenzetti

Ainda hoje se utilizava chuveiros à gás, onde a chama aquece a água da mesma forma, porém ele só existe mesmo em algumas cidades onde a energia elétrica é muito cara ou inexistente. 

 Foto: Pensamento Verde

Sistema de aquecimento de passagem

Os aquecedores de passagem são também chamados de aquecedores rápidos. Podem ser elétricos ou a gás. Os elétricos ficam localizados dentro dos banheiros ou cozinhas e têm potência suficiente para alimentar chuveiro, torneira de pia e até a torneira da cozinha.

Foto: Idealterm

Nesse caso, o consumo de energia elétrica é alto, maior do que um chuveiro elétrico comum que conhecemos, além disso, precisa de uma instalação elétrica dimensionada corretamente. 

Existem também os aquecedores de passagem à gás, aqueles instalados no interior dos banheiros, mas por medidas de segurança foram proibidos para evitar acidentes decorrentes de vazamentos de gás.
 
 Foto: Lorenzetti
 
O funcionamento hidráulico é igual aos aquecedores centrais elétricos, ou seja, existe uma tubulação de água quente que distribui a água quente a partir do aquecedor até cada ponto de consumo. 

Sistema de aquecimento de acumulação
 
 Foto: Leroy Merlin

Os aquecedores de acumulação podem ser elétricos, a gás ou solares. Este sistema exige um tanque isolado termicamente que mantém a água a uma determinada temperatura, de onde é direcionada aos pontos de consumo. É importante lembrar que os aquecedores solares contêm também um aquecedor elétrico para os dias em que a captação de energia solar é insuficiente. 


Foto: Assim eu Gosto

Mas como se comporta cada um destes sistemas? Quais são suas vantagens e desvantagens? Para fazer uma análise mais precisamos entender como eles se comportam em relação às diretrizes construtivas exigidas para os banheiros e para a instalação do sistema, qual o consumo de energia elétrica, qual o consumo de água e como é feita a manutenção.  

Na próxima semana vamos ver sobre tudo isso! Aguardem!
Se quiser ser o primeiro a receber as postagens que a gente publica, cadastre o seu e-mail no botão “Acompanhe”.


Até lá essas postagens podem ser interessantes para vocês:
Projetos complementares - Contratar ou não?
Projeto de instalações hidráulicas e sanitárias.html

Fonte:
Fórum da Construção

3 comentários:

  1. O investimento em Energia Solar tem retorno a longo prazo, mas vale muito a pena!

    ResponderExcluir
  2. A water heating system is a system designed to heat water for domestic or commercial use.When I was construct my new house.I have ordered the new heater cooler from amazon.I have satisfied to used this product.If you are looking to buy an online Research Proposal Pakistan service turnout to the thesis writing help company.They offer this type of research service at an affordable and reasonable price.

    ResponderExcluir
  3. A well-functioning water heating system is like the unsung hero of everyday comfort in our homes. It quietly provides us with the luxury of warm showers, cozy baths, and toasty radiators on chilly mornings. It's the modern magic that turns a stream of cold water into a soothing flow of warmth, making our lives just a little bit more comfortable and our mornings a whole lot easier. So here's to the water heating system – the silent champion of comfort and convenience in our daily lives! 🚿🛁🔥 #HomeComfort #HotWaterHeroes

    bankruptcy near me

    ResponderExcluir